Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

Atualização: Observação Meteorológica SDC/SC 21/12 08:20 – Temporais isolados com chuva pontualmente intensa no domingo (21) e na segunda (22)

Elaborado em: 21/12/2025 às 08:20 N° 240/2025

Meteorologista: Jéssica Silva

Neste domingo (21) e na segunda-feira (22), a circulação dos ventos em diversos níveis da atmosfera combinada com o calor e umidade, favorecem o desenvolvimento de temporais isolados com chuva pontualmente intensa em Santa Catarina, especialmente nas áreas que fazem divisa com o Rio Grande do Sul. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas a alagamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e destelhamentos.

No domingo, as instabilidades se formam, principalmente, no período da tarde, acompanhados por raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Na segunda-feira, aumentam as condições para temporais nas áreas da metade leste catarinense, especialmente no Litoral Sul, onde a chvua tende a ser mais intensa em curtos períodos de tempo. Nesse dia, as instabilidades iniciam-se no Extremo Oeste e na divisa com o RS durante a tarde e avançam para as demais regiões ao longo das horas.

A Defesa Civil recomenda:

  • Durante os temporais busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
  • Em caso de ventos fortes evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.
  • Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.