Atenção Meteorológica SDC/SC 09/01 09:20 – Temporais com chuva pontualmente intensa entre a sexta-feira (09) e a madrugada de domingo (11)
Elaborado em: 09/01/2026 às 09:20 – N° 13/2025
Meteorologistas: Eduardo Cho-Luck e Pedro Souza

A sexta-feira (09) começa com tempo estável e temperaturas em elevação durante o dia. A partir da tarde, a instabilidade retorna em Santa Catarina, com condições para temporais isolados entre a tarde e a noite de sexta e a madrugada do sábado (10). O risco é moderado para ocorrências associadas a destelhamentos, quedas de galhos e árvores, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais, em todo o estado.
Essas condições são provocadas pelo processo de formação de um ciclone extratropical afastado de SC, entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, que atua perturbando a atmosfera e intensificando as chuvas.
No decorrer do sábado (10), o ciclone se desloca em direção ao oceano, mas ainda favorece a ocorrência de chuvas em Santa Catarina. Em todo o estado, há condições para temporais entre a tarde e a noite, trazendo risco moderado a alto para ocorrências associadas a ventos fortes e granizo, como destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica, e chuva pontualmente intensa, como alagamentos e enxurradas pontuais.
A SDC/SC reforça a importância em acompanhar as atualizações e alertas emitidos nos próximos dias nos nossos canais oficiais.
A Defesa Civil recomenda:
- Durante os temporais busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
- Em caso de ventos fortes evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.
- Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.

