Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

Previsão para os próximos 5 dias (12/02)

Elaborado em: 12/02/2026 às 05:00 – N° 043/2026

Meteorologista: Fernando Rafael

QUINTA-FEIRA (12)

A quinta-feira (12) começa com tempo estável em SC. Entre a tarde e noite, a presença de instabilidades em diferentes níveis da atmosfera favorece a ocorrência de temporais isolados com chuva pontualmente intensa pelo estado, especialmente entre o Meio-Oeste, Planaltos e Litoral Norte e Sul. Neste dia, o risco é baixo a moderado para alagamentos e enxurradas pontuais e baixo para destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores. O calor intenso permanece com marcas semelhantes ao dia anterior: até 36°C/38°C no Litoral Sul, 35°C/37°C no Oeste, Grd. Florianópolis e Médio Vale do Itajaí e entre 30°C e 35°C nas demais regiões. O risco permanece moderado para ocorrências relacionadas às altas temperaturas.

SEXTA-FEIRA (13)

Assim como nos dias anteriores, a sexta-feira (13) começa com predomínio de tempo estável pelo estado. A partir do final da manhã e principalmente entre a tarde e noite, o avanço de instabilidades em diferentes níveis da atmosfera, favorecem o desenvolvimento de temporais por todas as regiões. Esses temporais devem produzir raios, chuva intensa e de forma mais localizada, rajadas de vento e granizo. O risco é moderado a pontualmente muito alto para ocorrências relacionadas à alagamentos e enxurradas e baixo a moderado para destelhamentos, queda de galhos e árvores danos na rede elétrica. Antes das instabilidades, o calor se intensifica entre a Grd. Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, onde são esperadas marcas entre 35°C e 38°C, oferecendo risco moderado a alto para ocorrências relacionadas ao calor intenso. Nas áreas de divisa com o RS, as temperaturas máximas variam entre 30°C e 34°C. 

SÁBADO (14)

O sábado (14) de Carnaval será de tempo muito instável pelo estado. O transporte de ar quente e úmido do norte do país direcionado para SC, somada a presença de uma área de baixa pressão nos baixos e médios níveis da atmosfera mantém a condição para temporais com chuva intensa por todas as regiões, oferecendo risco moderado a pontualmente muito alto para ocorrências relacionadas à alagamentos e enxurradas. Apesar de mais isolados, não descarta-se a ocorrência de fortes rajadas de vento e granizo, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas à destelhamentos e danos na rede elétrica. Embora a instabilidade se concentre entre a tarde e noite, há condição para chuva intensa já pela madrugada e manhã, especialmente no Litoral e regiões próximas. As temperaturas sobem menos que nos dias anteriores, com marcas entre 26°C e 31°C na maioria das regiões.   

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre o domingo (15) e a segunda-feira (16) de Carnaval, o tempo permanece instável em SC, com a ocorrência de novos episódios de temporais com chuva pontualmente intensa, especialmente no domingo (15). Essa condição se deve à influência de áreas de baixa pressão entre os baixos e médios níveis da atmosfera, transporte de ar quente do norte do país e de umidade do oceano em direção ao Litoral. No domingo (15), as temperaturas ficam semelhantes ao dia anterior e na segunda-feira (16) voltam a superar os 31°C/33°C em áreas do Litoral.