PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (14/10) – 05:00

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (14/10)

A quinta-feira (14) inicia com tempo instável em parte de Santa Catarina. As instabilidades que atuaram no oeste na madrugada, se espalham para o centro-leste no começo do dia. No decorrer da tarde, a tendência é que o sol volte a aparecer entre nuvens em todas as regiões. Os ventos de quadrante norte sopram com intensidade forte e de forma persistente entre o Extremo Oeste e o Planalto Sul no decorrer do dia, com risco moderado para ocorrências associadas. O mesmo é válido para os ventos de nordeste entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. As temperaturas chegam aos 30°C no Oeste e no Litoral Sul, 27°C no Litoral Norte e variam de 20°C a 24°C nas demais áreas.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (15/10)

Na sexta-feira (15), a formação de um sistema de baixa pressão mantém a condição de instabilidade em Santa Catarina. A chuva inicia no oeste durante a madrugada, se espalhando para as demais regiões do estado no decorrer do dia. A chuva pode ser intensa em alguns momentos, além de vir acompanhada de descargas elétricas e rajadas de vento. O risco é baixo a moderado para ocorrências. Amanhecer com temperatura variando entre 13°C e 14°C entre os Planaltos e Meio Oeste e entre 16°C e 18°C nas demais regiões. Durante a tarde, as máximas chegam aos 28°C no Litoral Sul e variam entre 17°C e 22°C nas demais regiões. Ventos inicialmente de norte e mudam para sul no decorrer do dia.

PREVISÃO PARA SÁBADO (16/10)

O sábado deve ser de tempo nublado no estado, por conta da passagem de uma frente fria pelo oceano. Há chance de chuva fraca e isolada no litoral. O dia amanhece com temperaturas entre 10°C e 15°C do Oeste aos Planaltos e entre 15°C e 19°C nas demais regiões. Durante a tarde, as temperaturas pouco variam nas regiões do Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis, com máximas entre 16°C e 21°C. Já entre o Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte, as temperaturas ainda sobem, variando de 23 a 26°C. O dia também será marcado pelo vento forte de quadrante sul no litoral, com rajadas que podem passar dos 60 km/h, com risco baixo a moderado para ocorrências.

 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No domingo (17), uma área de baixa pressão volta a provocar chuva em todas as regiões, iniciando no centro-norte do estado no período da manhã e se espalhando para as demais regiões no decorrer do dia.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (14/10)

Os ventos sopram do quadrante nordeste no litoral e de norte/noroeste no restante do estado, com rajadas que podem passar dos 60 km/h entre o Oeste, Meio Oeste, Planaltos, Litoral Sul e Grande Florianópolis. O risco é moderado para ocorrências associadas. 

 

O mar fica agitado, sobretudo entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, com ondas de direção leste com altura entre 1,5 m e 2,5 m. O risco é moderado para ocorrências associadas.