Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil

Previsão para os próximos 5 dias (30/11)

SÁBADO (30)

No sábado (30), permanece a sensação de ar abafado em toda SC, com temperaturas máximas ficando em torno de 27°C em toda faixa leste catarinense e em torno de 31°C nas demais regiões. Entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, o vento de sudeste/leste desloca umidade do mar para o continente, mantendo a presença de muitas nuvens, bem como a condição para chuva a qualquer momento do dia, mas sobretudo no final do período. Nas demais regiões do estado, o calor combinado a umidade disponível e ainda a perturbações em médios e altos níveis da atmosfera, favorecem a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, entre a tarde e a noite, sendo mais intensos nas áreas mais próximas da divisa com o PR. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas à chuva e aos temporais. 

DOMINGO (01)

No domingo (01), o deslocamento de umidade do mar para o continente diminui um pouco, mas ainda mantém a presença de nuvens, bem como a condição para chuva ocasional na faixa leste, agora entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte. Entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul, o sol aparece e favorece a elevação das temperaturas, o que combinado a aproximação de uma frente fria, resulta em pancadas de chuva e temporais com raios, rajadas de vento, queda de granizo e chuva pontualmente intensa, entre a tarde e a noite. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais, como destelhamentos, alagamentos e enxurradas. O vento varia de nordeste a noroeste moderado, entre 30 e 40km/h, e com rajadas que superam 60km/h em alguns momentos entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul. As temperaturas à tarde superam os 30°C no Grande Oeste e Litoral Sul e variam entre 23 e 26°C no restante do estado. Mar agitado com ondas de nordeste entre 1,5 e 2,0m.

SEGUNDA-FEIRA (02)

Na segunda-feira (02), a instabilidade ganha força em SC com a chegada da frente fria, que favorece a ocorrência de tempestades severas desde o Extremo Oeste até o Litoral Sul, já nas primeiras horas da madrugada.  Os temporais se estendem para as demais regiões do estado entre a madrugada e o amanhecer e tendem a perder força até o final do dia.  Associados aos temporais há condições para raios, rajadas fortes de vento, queda de granizo e chuva intensa. O risco é alto para ocorrências relacionadas às tempestades e temporais, como alagamentos e enxurradas, destelhamentos, queda de galhos e árvores e interrupção de energia elétrica.  Vento de nordeste a noroeste, virando para sul no final do dia, ambos fracos a moderados e com rajadas na virada. O mar fica agitado na manhã, com ondas de nordeste/leste entre 1,5 e 2,0m que diminuem a partir da tarde. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na terça-feira (03), a frente fria se afasta de SC, mas o tempo permanece úmido e com condições para pancadas de chuva e trovoadas isoladas, sobretudo na divisa com o PR e áreas próximas. Na quarta-feira (04), a instabilidade diminui ainda mais, favorecendo maiores aberturas de sol, elevação das temperaturas e por isso, condições para trovoadas bem isoladas entre a tarde e o início da noite.