NOTA METEOROLÓGICA SDC/SC – Temporais intensos ocorreram entre essa quarta (04) e quinta-feira (05)

Elaborado em: 05/06/2025
Meteorologistas: Jéssica Silva e Fernando Rafael
Ao longo da semana, a Secretaria da Proteção e Defesa Civil (SDC) vem alertando sobre a condição para fortes temporais com vendaval, queda de granizo e chuva intensa em toda Santa Catarina, com especial atenção para o Oeste e Extremo Oeste catarinense (Figura 1).
Figura 01: Aviso meteorológico emitido pela SDC/SC referente aos temporais com vendaval, granizo e chuva intensa entre a quarta (04) e a quinta-feira (05). |
A previsão se confirmou e os temporais ocorreram devido ao processo de formação e passagem de uma frente fria pelo estado, conforme aviso meteorológico emitido pela SDC, que foi acompanhada posteriormente através do envio de 16 alertas de cellbroadcast (exemplos na Figura 2), durante o monitoramento em tempo real.
Figura 2: Alertas do tipo cellbroadcast enviados antecipadamente momentos antes das tempestades. Fonte: SDC/SC |
No Oeste catarinense, no município de Lajeado Grande, uma nuvem funil (Figura 3) se formou na tarde desta quarta-feira (04). Este tipo de nuvem se caracteriza por uma coluna de ar em rotação e, quando toca o solo dá origem a um tornado. Até o momento não há informação de que esta nuvem tocou o solo e, também, não há relatos de danos.
(a) | (b) |
Figura 3: Imagens de uma nuvem funil registrada na tarde desta quarta-feira (04) em Lajeado Grande. Fonte: Defesa civil de Lajeado Grande. |
As ocorrências (exemplos na Figura 04) relatadas nos municípios de São Miguel do Oeste, Fraiburgo, Ibiam, Joaçaba, Maravilha, Ibicaré, Tangará e Videira, localizados no Grande Oeste catarinense, referentes aos temporais, são resultado de um fenômeno caracterizado como tempestade severa.
(a) | (b) |
(c) | Figura 04: Imagens de granizo severo registradas nas cidades de Fraiburgo (a e b) e Ibiam (c). Fonte: Coordenadoria Regional de Defesa Civil de Caçador. |
Esse tipo de tempestade, comumente é acompanhada por raios, rajadas de vento superiores aos 80 km/h e granizo de tamanho significativo (diâmetro superior a 2 cm e/ou com acumulação), além de chuva intensa.
Na animação das imagens do radar de Chapecó (Figura 5) é possível observar o deslocamento e intensificação das tempestades entre às 22h54 e às 01h42, horário local, onde os tons mais quentes (vermelho, rosa e branco), indicam tempestades mais intensas (severas), que são suscetíveis a ocorrência de tornados e micro explosões.
A Defesa Civil de Santa Catarina está realizando o levantamento das informações para confirmar esses eventos meteorológicos.

Figura 05: Animação das Imagens do produto de refletividade horizontal do radar meteorológico de Chapecó, entre às 22h54 e às 01h42 (horário local). Fonte: SDC.
PREVISÃO
Nas próximas horas, os temporais perdem força, mas a chuva persiste e o risco permanece moderado para ocorrências associadas a alagamentos, nesta quinta-feira (05). A partir da sexta (06) a chuva perde força e o tempo volta a ficar mais firme em grande parte do estado. No sábado (07) uma nova frente fria se forma e avança pelo estado, trazendo condições para novos temporais em Santa Catarina.
Para receber os alertas da Secretaria da Proteção e Defesa Civil por SMS, envie uma mensagem de texto para 40199 com o número do seu CEP.
Acompanhe as atualizações dos Avisos e Alertas Meteorológicos no site e mídias sociais oficiais da Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina.
#DEFESA CIVIL, SOMOS TODOS NÓS.