Previsão para os próximos 5 dias (23/06)
Elaborado em: 23/06/2026 às 05:00 – N° 174/2026
Meteorologista: Pedro Souza
TERÇA-FEIRA (23)
Nesta terça-feira (23), a frente fria se afasta do estado, mas ainda mantém o tempo instável com condição para chuvas fracas, isoladas e passageiras nas áreas mais a leste/nordeste de SC, pela manhã. No decorrer do dia o tempo volta a ficar firme, à medida que a massa de ar frio e seco avança pelo estado. As temperaturas voltam a ficar abaixo de zero em algumas regiões do estado, especialmente à noite, com a massa de ar frio já estabelecida, quando teremos as temperaturas mínimas do dia, que ficam entre entre -4°C e 5°C no Grande Oeste, Planaltos e áreas de serra e entre 3°C e 12°C no Litoral e Vale do Itajaí. Há condições para formação de geada entre o Grande Oeste e os Planaltos. À tarde, os termômetros não passam dos 15°C em grande parte de SC. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas ao frio intenso. O vento sul ganha força e se mantém constante, deixando o mar agitado entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, com ondas entre 2,0 e 3,0m.

QUARTA-FEIRA (24)
Na quarta-feira (24), uma área de alta pressão, associada a massa de ar fria e seca de origem polar, se estabelece em Santa Catarina, mantendo o tempo firme, com predomínio de sol, temperaturas baixas em todas as regiões e condições para formação de geada de maneira generalizada pelo estado, com exceção apenas para faixa litorânea. No amanhecer, as temperaturas ficam abaixo de zero de maneira ampla entre os Planaltos, Meio-Oeste e áreas de serra, chegando a -6°C nas áreas mais altas, e ficam abaixo dos 10°C no Litoral. Com todo esse frio, o risco permanece moderado a alto para ocorrências associadas ao desconforto térmico, hipotermia e agravamento de doenças cardiorrespiratórias, além de congelamento das pistas em regiões favoráveis. À tarde, os termômetros não passam dos 12°C entre o Grande Oeste e os Planaltos e ficam abaixo dos 18°C nas demais regiões.

QUINTA-FEIRA (25)
Na quinta-feira (25), com a permanência da área de alta pressão e do ar frio, o tempo segue firme em SC, com predomínio de sol, temperaturas baixas em todas as regiões e condições para formação de geada de maneira generalizada, com exceção apenas do litoral. Pela manhã, as temperaturas ficam abaixo de zero em todo o Planalto Sul. Entre o Grande Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis Serrana, as mínimas ficam entre 0 e 4°C. No Litoral ficam abaixo dos 10°C. de maneira ampla entre os Planaltos, Meio-Oeste e áreas de serra, chegando a -6°C nas áreas mais altas, e ficam abaixo dos 10°C no Litoral. À tarde as máximas não passam dos 18°C em todo o estado. O risco permanece moderado a alto para ocorrências associadas ao desconforto térmico, hipotermia e agravamento de doenças cardiorrespiratórias, além de congelamento das pistas em regiões favoráveis.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Na sexta-feira (26), o ar frio e seco, se mantém em SC. Com isso, o tempo permanece firme em todo o estado, com predomínio de sol, temperaturas baixas, principalmente nas madrugadas e manhãs, e com condições para formação de geada, especialmente entre o Meio-Oeste e os Planaltos. As máximas não passam dos 18°C/20°C em todas as regiões de SC. No sábado (27), novas instabilidades associadas a intensificação de uma baixa pressão no interior do continente e a perturbações em diferentes níveis da atmosfera, favorecem a ocorrência de temporais bem isolados no norte e oeste de SC e chuva fraca e esparsa no Litoral.
