Previsão para os próximos 5 dias (06/08)
Elaborado em: 06/08/2026 às 05:00 – N° 218/2026
Meteorologista: Augusto Pereira
QUINTA-FEIRA (06)
Na quinta-feira (06), a instabilidade se intensifica em Santa Catarina a partir da tarde devido à atuação de uma frente fria, favorecendo a ocorrência de temporais e chuva pontualmente intensa. Há condições para raios, rajadas de vento e queda de granizo. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a destelhamentos, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica e alagamentos pontuais. Pela manhã, as temperaturas mínimas variam entre 10°C e 18°C. Durante a tarde, as máximas ficam entre 23°C e 27°C no Grande Oeste e no Litoral. Nas demais regiões, os termômetros oscilam entre 18°C e 24°C.

SEXTA-FEIRA (07)
Na sexta-feira (07), com a passagem da frente fria a partir da madrugada, as instabilidades persistem até o início da tarde, provocando temporais e chuva intensa, acompanhados de raios, rajadas de vento e queda de granizo. Destacam-se as condições para vendavais, devido às rajadas de vento entre 50 e 70 km/h associadas à passagem da frente fria. O risco é moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica e alagamentos pontuais, além de risco moderado para agitação marítima. As temperaturas mínimas variam entre 16°C e 19°C no Litoral e no Grande Oeste, e entre 12°C e 15°C nas demais regiões. À tarde, as máximas ficam entre 20°C e 28°C no Litoral e entre 15°C e 20°C nas demais regiões.

SÁBADO (08)
No sábado (08), mesmo após a passagem da frente fria, o tempo segue instável em Santa Catarina, com condições para temporais isolados e chuva pontualmente intensa em todas as regiões entre a tarde e à noite. Há condições para raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. O risco é baixo a moderado para ocorrências como destelhamentos, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica e alagamentos pontuais, além de risco moderado para agitação marítima. No início da manhã, as temperaturas mínimas variam entre 6°C e 18°C, com os menores valores registrados nas regiões serranas. À tarde, as máximas ficam entre 15°C e 25°C.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Durante a madrugada e a manhã de domingo (09), o tempo apresenta condições para chuva pontualmente intensa e temporais isolados, especialmente entre os Planaltos, o Litoral e as áreas próximas à divisa com o Paraná. Na segunda-feira (10), a instabilidade fica mais restrita ao Grande Oeste, mas o principal destaque é o declínio das temperaturas em relação às últimas semanas.
