Estudantes do Programa Defesa Civil na Escola realizam apresentação sobre eventos climáticos extremos

Alunos do sétimo ano da Escola Estadual Santa Terezinha, em Curitibanos, fizeram, nesta sexta-feira, 03, uma apresentação para os colegas sobre condições climáticas extremas. Os adolescentes se dividiram em duplas e abordaram assuntos como vendavais, tornados, granizos, entre outros.
O trabalho foi motivado pela palestra do coordenador regional da Secretaria da Proteção e Segurança Pública, Valdemar Lorega Duarte Filho, realizada na escola em julho, e faz parte do Programa Defesa Civil na Escola (PDCE).
Os estudantes produziram um informativo sobre os cuidados necessários em situações climáticas adversas. De acordo com a professora de geografia, Karlin Leobet Alberton, “o folder foi produzido com base nos materiais fornecidos pela Defesa Civil de Santa Catarina”. A docente ainda comentou que “eles serão distribuídos aos país e demais membros da comunidade escolar na próxima semana”.
Na avaliação de Valdemar, “O PDCE é uma importante forma de diálogo entre a Defesa Civil e as novas gerações, no intuito de produzir conhecimento e gerar multiplicadores de boa informação”, afirmou o coordenador.
Além do folder, os estudantes também produziram maquetes sobre condições climáticas adversas vividas pela população de Curitibanos, como deslizamentos e estiagem, assim como a importância da conscientização e preservação ambiental.