Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

Semana será marcada por calor, sensação de abafamento e chuva frequente em Santa Catarina

Circulação marítima no Litoral e instabilidade associada ao calor no Oeste mantêm o tempo instável ao longo dos próximos dias. Foto: SPDC / Divulgação

A semana começou com variação de nebulosidade e possibilidade de chuva fraca em diferentes regiões de Santa Catarina. Esse cenário deve se manter nos próximos dias, que serão marcados por temperaturas elevadas, sensação de abafamento e ocorrência recorrente de temporais isolados. A instabilidade está relacionada à circulação marítima, no Litoral, e ao calor combinado com perturbações em diversos níveis da atmosfera.

Na terça-feira (14), o sistema se afasta e uma área de alta pressão atmosférica favorece o retorno do tempo firme, com predomínio de sol em todas as regiões. Apesar da melhora nas condições, o mar fica mais agitado entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, com ondas de sudeste/sul entre 2,0 m e 2,5 m, e picos maiores em alto mar. Essa condição começa na segunda (13), com ondas abaixo de 2,0m, que atuam de leste, podendo provocar o avanço do mar sobre a faixa de areia em praias do Norte catarinense.

A instabilidade deve retornar na quarta-feira (15). No Litoral, a circulação marítima mantém o quadro de chuva fraca e persistente, enquanto no Oeste o calor e a umidade favorecem pancadas e temporais isolados. Esse padrão se estende às demais regiões ao longo dos dias e, na sexta-feira (17), ganha intensidade com a formação de uma nova frente fria, que concentra umidade e calor. A partir da tarde, há possibilidade de chuva e temporais isolados, que podem se prolongar até sábado (18).

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SPDC/SC) reforça a importância de acompanhar diariamente os avisos e boletins meteorológicos oficiais, devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo. As informações estão disponíveis no site e nas redes sociais oficiais da SPDC/SC.