Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

Previsão para os próximos 5 dias (20/11)

Elaborado em: 20/11/2025 às 05:00 – N° 324/2025

Meteorologista: Eduardo Cho-Luck

QUINTA-FEIRA (20)

Nesta quinta-feira (20), o tempo segue firme em todo o estado de Santa Catarina. O céu amanhece pontualmente com poucas nuvens, evoluindo para uma condição de predomínio de sol ao longo do dia. Não há risco para ocorrências associadas às condições de tempo. No Litoral Sul, o vento de nordeste ganha força com rajadas entre 50 e 70 km/h, favorecendo a agitação marítima, com ondas entre 2 e 2,5 m e risco moderado para ocorrências. À tarde, as máximas se aproximam dos 30°C no Oeste, enquanto que no Litoral e Vale do Itajaí variam entre 25/27°C. Nas demais áreas, os termômetros ficam entre 19°C e 23°C.


SEXTA-FEIRA (21)

Na sexta-feira (21), o tempo se mantém firme em todo o estado de Santa Catarina. O sistema de alta pressão se afasta para o oceano, favorecendo o aumento das temperaturas em todas as regiões. Nos planaltos, as mínimas ficam entre 6°C e 10°C, enquanto nas áreas restantes, variam entre 15°C e 17°C. Já as máximas, alcançam valores entre 29°C e 32°C no Grande Oeste e no Litoral Sul, as demais regiões registram máximas que oscilam entre 28°C e 30°C. Em relação às condições marítimas, o dia inicia com ondas entre 2 e 2,5 m no Litoral Sul, diminuindo ao longo do dia.

SÁBADO (22)

O sábado (22) começa com tempo firme e presença de sol, mantendo a tendência dos dias anteriores. Contudo, a formação de um sistema de baixa pressão na costa do Uruguai favorece o retorno das instabilidades em todo o estado de Santa Catarina. A partir da tarde, há condições para temporais, especialmente no Grande Oeste e nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, que avançam para as demais regiões entre a tarde e à noite. Risco baixo a moderado para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e alagamentos pontuais.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre o domingo (23) e a segunda-feira (24), a atuação de um sistema de alta pressão após a passagem da frente fria mantém o transporte de umidade do oceano para o litoral de Santa Catarina. Essa condição deixa o tempo instável, favorecendo a presença de nuvens e a ocorrência de chuva em toda a faixa litorânea.