Defesa Civil capacitará agentes municipais e regionais a partir de outubro

O Departamento Estadual de Defesa Civil, em parceria com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina (Ceped/UFSC), realizará, a partir de outubro, 18 cursos para agentes de Defesa Civil. Os cursos, envolvendo as 36 Secretarias Regionais do Estado (SDRs), serão desenvolvidos em duas etapas: 40 horas de aulas expositivas, com transmissão de conteúdo de forma presencial, e 40 horas de aulas virtuais no respectivo ambiente de aprendizagem.

“Nosso objetivo é articular e estruturar regionalmente as defesas civis municipais e capacitar agentes de defesa civil, difundindo o conhecimento técnico existente sobre o assunto. Queremos preparar preventivamente a população catarinense para atuar de forma consciente e participativa em condições de ameaças de desastres, reduzindo, assim, o grau de vulnerabilidade das comunidades”, explica o secretário estadual de Defesa Civil, Márcio Luiz Alves.

Cada curso será composto por uma turma de 34 alunos. Estão convidados para participação dos cursos pelo menos um integrante de cada município, que desempenhe atividades junto à Coordenadora Municipal de Defesa Civil (COMDEC), e um integrante de cada Secretaria de Desenvolvimento Regional, indicado pelo respectivo secretário, que exercerá o papel de coordenador regional de Defesa Civil.

Os interessados deverão procurar as SDRs de seu município para se inscrever. As aulas têm previsão de início em 19 de outubro, na SDR Jaraguá do Sul, e término em 18 de dezembro, na SDR Ibirama. Para acessar o calnedário dos cursos, clique aqui.