Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

Alunos do Programa Defesa Civil na Escola visitam a Barragem Oeste

Saída de campo apresentou o funcionamento das estruturas de contenção e a importância da prevenção no Alto Vale do Itajaí

Para encerrar este ano letivo, os alunos da EEF Bernardo Rohden, de Salete, tiveram a oportunidade de conhecer a Barragem Oeste, em Taió. A iniciativa fez parte do Programa Defesa Civil na Escola (PDCE), que leva às salas de aula atividades educativas sobre autoproteção e redução de riscos.

A visita foi conduzida pelo Embaixador do Programa na região do Alto Vale do Itajaí, o Professor Osnildo Dalmarco, que explicou a importância das estruturas de contenção de cheias e as ações estratégicas que a Proteção e Defesa Civil emprega para garantir a segurança de todos. Dessa forma, ​a experiência permitiu que os estudantes conectassem a teoria aprendida em sala de aula com a realidade da engenharia de prevenção, reforçando a importância da estrutura.

Para o coordenador regional de Taió, Jefferson Souza Pereira, a excursão à barragem é uma forma lúdica dos alunos compreenderem o real sentido de proteção e a forma de combate às cheias que frequentemente afetam seu município. “Este é o terceiro ano da atividade, e a demanda cresce a cada edição”, afirma. Somente em 2025, 23 escolas participaram das visitações.

A última visita do ano contou também com a presença do secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, General  Ricardo Miranda Aversa, que destacou a importância de multiplicar o conhecimento adquirido. Ele incentivou alunos e professores a compartilharem as orientações aprendidas no PDCE com suas famílias e comunidades.

As inscrições para que as as escolas se inscrevam no PDCE 2026 estão abertas até 19 de dezembro, por meio do formulário disponível no site oficial da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina. Para mais informações ou dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail escola@defesacivil.sc.gov.br.