Retrospectiva meteorológica SDC/SC: 08/2025 – instabilidade frequente e episódios de frio intenso
Meteorologista: Caio Guerra
O mês de agosto de 2025 foi marcado pela irregularidade das chuvas em Santa Catarina. Por outro lado, os volumes registrados ficaram acima da média climatológica para o período, conforme apresentado na Figura 1.

| Figura 01 – Anomalia de precipitação (mm) observada no mês de Julho de 2025 em Santa Catarina. Fonte: SDC/SC. |
As anomalias de precipitação variaram entre 40 e 80 mm acima do normal na maior parte do estado. Vale mencionar que, climatologicamente, os volumes médios esperados para agosto oscilam entre 75 e 125 mm na maioria das regiões, sendo o mês mais seco do ano. Ao longo do mês, foram registrados menos de 10 dias de chuva, mas estes foram suficientes para superar a climatologia.
No decorrer do mês o tempo foi marcado pela alternância entre períodos de instabilidade, episódios de frio intenso e intervalos de tempo firme. O mês começou com o retorno das chuvas e dos temporais, associados à atuação de frentes frias, que mantiveram o tempo nublado e chuvoso em boa parte do estado, além de provocar mar agitado no litoral.Na primeira quinzena, a passagem sucessiva de sistemas frontais foi seguida pela entrada de uma intensa massa de ar frio de origem polar, responsável pela queda acentuada das temperaturas. Entre os dias 8 e 9, o frio ganhou destaque, com registro de neve na Serra Catarinense, além de geadas amplas e madrugadas geladas em diversas regiões. Após esse episódio, o tempo ficou mais estável por alguns dias, com predomínio de sol e elevação gradual das temperaturas, especialmente no Grande Oeste.

| Figura 02 – Cidade de São Joaquim registra precipitação invernal na madrugada e manhã do dia 09 de agosto de 2025. |
A partir da segunda metade do mês, o padrão voltou a oscilar. A influência de sistemas de baixa pressão, frentes frias e um ciclone extratropical provocou novas mudanças no tempo, com chuva persistente em alguns períodos, ventos fortes e aumento da agitação marítima. Esses episódios foram intercalados por momentos de tempo mais seco e aquecimento temporário.No fim de agosto, observou-se uma tendência de transição para condições de tempo firme, com tempo mais quente e seco no interior do estado, enquanto o litoral permaneceu com maior variação de nuvens. De forma geral, agosto de 2025 foi um mês típico de inverno em Santa Catarina, caracterizado por frentes frias, eventos de frio significativo e intervalos de tempo firme.