Embarcações doadas pela Usina Salto Pilão já estão nas Barragens

IMG 7445

Fotos: Paulo Cesar Santos – SDC/SC

Foi durante uma vista técnica na Barragem Sul, em Ituporanga, que a Defesa Civil de Santa Catarina recebeu duas embarcações de fibra, seis coletes salva-vidas, seis capacetes, quatro remos e 4 mil metros de cordas, para amarrar galhos e entulhos e remover do rio.

O material foi repassado pela Usina Salto Pilão, que conta com o Projeto, o Rio Itajaí pede ajuda há dois anos. A intenção é auxiliar os operadores das barragens de Taío e Ituporanga na retirada de matérias que vem com a correnteza e ficam presos nas grades das comportas. Para o coordenador de Comunicação Social da Usina, Rubens Habitzreuter, a intenção é conscientizar a população sobre manter as margens dos rios limpos. “Esperamos manter essa parceria com Estado. Pedimos autorização para adquirir os equipamentos e a diretoria de imediato concordou com a iniciativa.” Disse.

O Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus foi quem recebeu o material e enalteceu a atitude da empresa geradora de energia no Vale do Itajaí. “O Secretário-Adjunto, Rodrigo Moratelli havia feito a solicitação a Usina, através do Rubens e prontamente a empresa buscou auxiliar com esses equipamentos que consideramos muito importantes para o trabalho dos operadores das barragens.” Enfatizou.

Os materiais foram divididos em partes iguais para as duas estruturas, em Taió e Ituporanga. Quem comemorou foi o operador da Barragem, José Antônio Lenzi, que vai contar com os novos materiais. “Agora poderemos realizar o trabalho e com mais segurança, já que junto com as embarcações vieram os equipamentos de segurança individual.

20150320 1117371