Retrospectiva Meteorológica SDC/SC: Setembro/2025 – Mês marcado por registro de tornado e chuva irregular em Santa Catarina
Meteorologista: Jéssica Silva
Setembro marca o início da primavera no Hemisfério Sul, um período de transição entre o inverno (mais seco e frio) e o verão (mais quente e úmido). Essa mudança favorece o aumento de chuva e temporais em Santa Catarina.
Neste ano, porém, o mês foi caracterizado por poucos eventos de precipitação, concentrados principalmente nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul e associados à passagens de frentes frias. O destaque ficou para o Planalto Sul, onde os volumes de chuva superaram em mais de 80mm o esperado para o mês. Já os menores acumulados foram observados no Planalto Norte, em áreas do Litoral Norte e da Grande Florianópolis (Figura 01).

Os acumulados do mês ficaram concentrados em poucos dias, com baixa frequência de eventos. A primeira quinzena foi marcada por tempo mais seco e firme (Figura 2). Porém, na segunda quinzena, a passagem de frentes frias favoreceu o desenvolvimento de temporais com chuva intensa.

Um dos destaques do mês foi a tempestade severa registrada no dia 22, com registro de tornado no município de Barra Bonita. A definição do evento foi possível com análise dos dados do radar meteorológico de Chapecó, relatos e imagens de drone fornecidas pela Coordenadoria Regional de São Miguel do Oeste, sendo possível identificar um trajeto com coberturas parcialmente destruídas e árvores tombadas (Figura 3).

A Defesa Civil reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às constantes atualizações nos modelos meteorológicos.
#DEFESA CIVIL, SOMOS TODOS NÓS.