Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

Previsão para os próximos 5 dias (02/01)

Elaborado em: 02/01/2026 às 05:00 – N° 02/2026

Meteorologista: Fernando Rafael

SEXTA-FEIRA (02)

Na sexta-feira (02), a instabilidade começa a diminuir em SC. O dia começa com muitas nuvens e com condição para formação de neblinas/nevoeiros, especialmente entre o Oeste e o Sul do estado. Ao longo do dia, o sol aparece entre nuvens, favorecendo a elevação das temperaturas. O calor e a umidade disponível, no entanto, ainda contribuem para a formação de temporais bastante isolados entre a tarde e à noite pelo estado, principalmente no leste do estado com risco baixo a moderado para ocorrências associadas. No amanhecer, as temperaturas variam entre 13°C e 17°C no Planalto Sul e de 17°C a 24°C nas demais regiões. Durante à tarde, as temperaturas seguem altas, com marcas entre 30°C e 34°C entre o Vale do Itajaí e Litoral Norte e de 27°C e 32°C nas demais regiões, com valores mais baixos nos pontos mais altos do estado. 

SÁBADO (03)

O sábado (03) marca o fim do longo período de dias consecutivos de grande instabilidade no estado. A passagem de uma frente fria por SC muda as condições do tempo nas áreas de divisa com o RS pela manhã e nas demais regiões entre a tarde e à noite. Há condições para formação de temporais isolados com raios, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo, especialmente no Litoral e regiões próximas, com risco baixo a pontualmente alto para ocorrências associadas. As temperaturas seguem bastante altas, com marcas entre 32°C e 37°C no Litoral e Médio Vale do Itajaí e entre 27°C a 33°C nas demais regiões, com valores menores nas áreas mais altas. Os ventos mudam para o quadrante sul ao longo do dia, com destaque para o Litoral onde as rajadas devem ficar entre 60 e 85 km/h, o que favorece o rápido aumento da agitação marítima e risco de ressaca, especialmente entre o Litoral Sul e Florianópolis, onde são esperadas ondas de sul entre 3,0 e 4,0m com valores mais altos em alto mar, oferecendo risco moderado a alto para ocorrências associadas.   

DOMINGO (04)

A aproximação de uma massa de ar seco associada a uma área de alta pressão atmosférica pela Argentina e Uruguai, favorece o tempo estável, predomínio de sol em praticamente todas as regiões e redução das temperaturas no estado no domingo (04). A exceção à essa condição são as áreas entre o Vale do Itajaí, Litoral Norte e parte do Planalto Norte, onde a nebulosidade ao longo do dia deve ser maior e há condições para chuvas fracas rápidas. No amanhecer, as temperaturas variam entre 5°C e 9°C no Planalto Sul, 7°C a 11°C no Meio-Oeste e Grd. Florianópolis Serrana e de 13°C a 17°C entre o Litoral Sul e Grd. Florianópolis Litorânea. No Litoral Norte, ficam próximas dos 18°C/20°C. Durante à tarde, as temperaturas variam entre 24°C e 28°C no Litoral e Vale do Itajaí e de 20°C a 26°C nas demais regiões, com marcas menores nas áreas mais altas do estado. Em função do declínio das temperaturas em relação ao dia anterior, o risco é moderado a alto para ocorrências associadas. O mar permanece agitado, com risco moderado para ocorrências associadas. 


TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre segunda (05) e terça-feira (06), a massa de ar seco segue mantendo o tempo estável em todas as regiões do estado, com exceção de pontos do Litoral Norte, próximo à divisa com o Paraná, onde ainda podem ocorrer chuvas fracas. As temperaturas se mantém amenas no período, com noites e madrugadas mais frias e tardes com marcas abaixo dos 30°C na maior parte do estado.