Previsão para os próximos 5 dias (17/01)
Elaborado em: 17/01/2026 às 05:00 – N° 017/2026
Meteorologista: Eduardo Cho-Luck
SÁBADO (17)
Neste sábado (17), as instabilidades continuam a causar temporais em Santa Catarina principalmente com a passagem de uma frente fria. As temperaturas seguem elevadas pela manhã, com mínimas acima dos 20°C no Oeste, Vale do Itajaí e Litoral. Entre a manhã e à tarde o sol aparece e as temperaturas sobem, ficando acima dos 30°C no Oeste, Litoral, Vale do Itajaí e Norte catarinense. A soma do calor, umidade e a passagem da frente fria criam condições para a ocorrência de temporais em todas as regiões de SC, entre a tarde e à noite. Os temporais vêm acompanhados com raios, rajadas de vento, chuva pontualmente intensa e eventual queda de granizo. O risco é moderado a alto para ocorrências meteorológicas.

DOMINGO (18)
No domingo (18), o deslocamento da frente fria mantém a influência do sistema sobre o estado e favorece a ocorrência de temporais em todas as regiões, acompanhados com raios, rajadas de vento, chuva pontualmente intensa e eventual queda de granizo. Os temporais começam no Oeste e áreas de divisa com o RS, onde podem ser mais intensos, já no final da manhã e avançam para as demais regiões entre a tarde e à noite. O risco é moderado a alto para ocorrências. Pela manhã, as temperaturas seguem elevadas, com mínimas na casa dos 20°C no Oeste, Vale do Itajaí e Litoral. À tarde, as temperaturas sobem menos, devido a maior presença de nuvens, mas ainda passam dos 30°C, no Oeste, Vale do Itajaí e Litoral.

SEGUNDA-FEIRA (19)
Na segunda-feira (19), após a passagem da frente fria, as condições de chuva diminuem, com o predomínio do vento sul, devido a influência de um sistema de alta pressão. Ainda sim, existem condições para chuvas leves causadas pela circulação da alta pressão. O dia começa com queda nas temperaturas, no Planalto Sul os termômetros variam entre 7 a 9°C. Nas demais regiões, variam entre 13 e 22°C. À tarde as máximas não passam dos 28°C. O risco é baixo para ocorrências associadas. A queda da temperatura é causada pela mudança do vento para o quadrante sul, sendo acompanhado de rajadas variando entre 50 a 60 km/h. O risco é moderado a alto para ocorrência de destelhamentos, queda de galhos e árvores. O mar se agita e as ondas variam entre 2,5 e 3 m em todo o litoral do estado. Com isso, o risco é moderado para atividades de navegação.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Na terça (20) e quarta-feira (21), o tempo volta a ficar firme em todo o estado, com devido a aproximação de um sistema de alta pressão que acompanha a retaguarda da frente fria. Predomínio de sol entre o Grande Oeste e os Planaltos e com maior presença de nuvens no Litoral e parte do Vale do Itajaí.
