Observação Meteorológica SDC/SC 03/02 12:10 – Calor intenso entre a quarta (04) e a sexta-feira (06)
Elaborado em: 03/02/2026às 12:10 – N° 27/2026
Meteorologista: Jéssica Silva, Caio Guerra, Eduardo Cho-Luck

Ao longo dos próximos dias, uma massa de ar quente ganha intensidade em Santa Catarina, com destaque para a região do Grande Oeste, onde o calor será mais expressivo entre a quarta-feira (04) e a sexta-feira (06). As temperaturas nesta região devem superar os 35°C, com possibilidade de picos próximos dos 40°C na sexta-feira, caracterizando um calor intenso ao longo do dia.
Nas demais áreas do estado, o calor também se faz presente, porém com menor intensidade até a quinta-feira. Entre o litoral e os planaltos, a atuação da circulação marítima tende a aumentar a nebulosidade e conter a elevação das temperaturas, mantendo os termômetros próximos dos 30°C. Ainda assim, na sexta-feira, as máximas podem se aproximar dos 35°C nessas regiões.
Esse cenário é resultado da intensificação dos ventos de norte, que transportam ar quente de áreas mais centrais do país em direção ao Sul. Soma-se a isso o efeito pré-frontal na sexta-feira, associado à aproximação de uma frente fria. Esse efeito provoca a compressão do ar, favorecendo uma elevação acentuada das temperaturas, especialmente antes da mudança do tempo.
No decorrer do sábado (07) e domingo (08), a frente fria avança pelo estado, trazendo chuvas e queda nas temperaturas nas regiões dos planaltos, litoral e Vale do Itajaí, onde as máximas devem variar entre 23°C e 28°C. No Oeste catarinense, apesar da diminuição das temperaturas, a sensação de calor ainda persiste, com máximas próximas dos 30°C.
Riscos associados:
O calor intenso aumenta o risco de desconforto térmico, desidratação e pode contribuir para o agravamento de doenças cardiorrespiratórias, especialmente em crianças, idosos e enfermos.
A Defesa Civil recomenda:
- Evite exposição nas horas mais quentes do dia e mantenha-se hidratado.
- Redobre cuidados com crianças, idosos e animais de estimação.
