Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

NOTA METEOROLÓGICA SDC/SC 10/02 – Carnaval com calor e temporais em Santa Catarina

Gerência de Monitoramento e Alerta – GEMAL

Meteorologistas: Nicolle Reis e Jéssica Silva

Elaborado em: 10 de Fevereiro de 2026


O período de Carnaval será marcado por instabilidade e temperaturas elevadas na maior parte de Santa Catarina, condição típica desta época do ano. No entanto, na sexta-feira (13), a atuação de uma frente fria reforça as instabilidades, aumentando o risco para alagamentos, destelhamentos e enxurradas. 

Na quinta-feira (12) o dia será marcado por calor intenso em todas as regiões do estado, característica pré-frontal (condição que antecede a passagem de uma frente fria), com temperaturas máximas se aproximando dos 36°C no Grande Oeste e no Litoral Sul. A partir da tarde, esse calor e a disponibilidade de umidade trazem condições para temporais isolados, especialmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e pontos do Litoral. 

O destaque fica para a sexta-feira (13), quando a passagem da frente fria favorece temporais mais intensos em comparação ao dia anterior. Estes temporais vêm acompanhados de raios, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo em todo o estado. Em algumas áreas, principalmente entre o Vale do Itajaí e o Litoral Norte, os volumes podem ser elevados em poucas horas, aumentando o risco de alagamentos e enxurradas. 

No sábado (14), o sistema se afasta para alto mar, mas o tempo permanece instável em Santa Catarina, com variação de nebulosidade e temporais isolados a partir da tarde. Essa condição persiste até a terça-feira (17) de carnaval, com temperaturas em elevação ao longo do dia, mantendo a sensação de calor e abafamento. 

Diante deste cenário, é fundamental acompanhar os avisos e alertas meteorológicos divulgados nos canais oficiais da Proteção e Defesa Civil de SC ao longo dos próximos dias. No caso de temporais com raios e rajadas de vento busque um local abrigado e jamais atravesse vias alagadas.

#DEFESA CIVIL, SOMOS TODOS NÓS.