Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

NOTA METEOROLÓGICA SDC/SC 14/05 – El Niño deve começar antes e ganhar força na primavera

Gerência de Monitoramento e Alerta – GEMAL

Meteorologistas: Nicolle Reis e Francine Sacco
Elaborado em: 14 de maio de 2026


Nesta quinta-feira (14), foi divulgada uma nova atualização reafirmando a probabilidade de configuração do El Niño nos próximos meses. De acordo com as projeções do Centro de Previsões Climáticas da NOAA, a tendência é que o fenômeno se estabeleça a partir de junho deste ano e persista pelo menos até o verão de 2026/27. 

Essa antecipação está associada ao rápido aquecimento das águas do Oceano Pacífico Equatorial que vem sendo monitorado nos últimos meses. No primeiro momento, as projeções indicam que entre o final do outono e o inverno deste ano, o El Niño deve atuar com intensidade fraca a moderada. Para a primavera, porém, os modelos indicam uma intensificação do fenômeno, chegando à intensidade forte a muito forte. 

Vale lembrar que a primavera já é um período normalmente chuvoso em Santa Catarina e, por isso, mais propenso a impactos relacionados a temporais e episódios de chuva intensa. Com a influência do El Niño, aumenta a chance de chuva acima da média e eventos extremos, como inundações, alagamentos e deslizamentos.

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil reitera a necessidade de acompanhar diariamente os Avisos e boletins de previsão do tempo devido às constantes atualizações nos modelos meteorológicos.

#DEFESACIVIL, SOMOS TODOS NÓS.