Previsão para os próximos 5 dias (14/01)

Elaborado em: 14/01/2024 às 05:00 – N° 014/2024

Meteorologista: Elen Pelissaro

 

Domingo (14)

O domingo (14) amanhece com tempo firme em Santa Catarina, mas ao longo do dia, uma  baixa pressão na Argentina e uma frente fria no oceano favorecem o desenvolvimento de temporais isolados nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, mas o risco é baixo para ocorrências como destelhamentos, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica e alagamentos pontuais. A tarde será de muito calor em todo o estado, com máximas em torno dos 36°C no Extremo Oeste, Litoral Sul, Alto e Médio Vale do Itajaí. Nas demais regiões, as máximas ficam entre 29°C e 34°C. O risco é baixo a moderado para ocorrências como insolação, desidratação e agravamento de doenças cardiovasculares e respiratórias.

Segunda-feira (15)

Na segunda-feira (15) a sensação é de calor intenso em todo o estado, com temperaturas máximas acima de 30°C em todas as regiões e pontuais que alcançam 37°C no Litoral Sul, Litoral Norte e porção oeste, podendo chegar aos 40°C no Vale do Itajaí. O risco é baixo a moderado para ocorrências como insolação, desidratação e agravamento de doenças cardiovasculares e respiratórias. Durante a manhã, o sol aparece entre poucas nuvens, mas no decorrer da tarde a combinação de calor e umidade e a frente fria no oceano favorecem o desenvolvimento de temporais com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. O risco é baixo a moderado para ocorrências como destelhamentos, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica e alagamentos pontuais. 

Terça-feira (16)

O calor segue intenso na terça-feira (16), principalmente no litoral e Vale do Itajaí. Em municípios do Litoral Sul, as máximas podem superar os 38°C. No Grande Oeste e planaltos, variam entre 30°C e 36°C. O risco é baixo a moderado para ocorrências como insolação, desidratação e agravamento de doenças cardiovasculares e respiratórias. O dia amanhece com predomínio de poucas nuvens, mas a formação de uma região de baixa pressão no sul do Rio Grande do Sul traz condições para temporais com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva pontualmente intensa nas áreas de divisa com o estado gaúcho e a Grande Florianópolis entre a tarde e a noite. O risco é baixo para ocorrências como destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre a quarta (17) e a quinta-feira (18), a região de baixa pressão segue ativa sobre o estado gaúcho e consegue deixar o tempo instável nas regiões de divisa e no litoral catarinense, provocando temporais com chuva pontualmente intensa. A sensação de calor segue alta do Extremo Oeste ao norte do estado, chegando aos 39° no Vale do Itajaí e Litoral Norte.