Previsão para os próximos 5 dias (17/08)

Elaborado em: 17/08/2023 às 05:00 – N° 229/2023

Meteorologista: Nicolle Reis

 

QUINTA-FEIRA (17)

Na quinta-feira (17) o tempo firme e o sol predominam durante a maior parte do dia, fazendo com que as temperaturas se elevem rapidamente em todo o estado. Entre a tarde e a noite, uma área de baixa pressão, combinada ao forte calor e ao fluxo de umidade, favorece as pancadas de chuva na metade leste do estado. Na porção central não se descartam temporais isolados, com risco baixo a localmente moderado para ocorrências associadas. Temperaturas mínimas entre 10 e 14°C no Meio-Oeste e planaltos, sendo ainda mais baixas nos pontos mais altos da Serra. Nas demais regiões variam de 15 a 18°C. À tarde as máximas oscilam entre 25 e 29°C no Grande Oeste e litoral e superam 30°C no Extremo Oeste e Litoral Sul. Ventos do quadrante norte com rajadas entre 40 e 50 km/h no Grande Oeste e entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis.  Mar pouco agitado, com ondas de leste/nordeste entre 1,0m e 1,5m em toda a costa.

 

SEXTA-FEIRA (18)

Na sexta-feira (18), uma frente fria associada a um ciclone que se forma entre o Uruguai e a Argentina deixa o tempo instável e com risco de temporais isolados em todo o estado. A partir do início da tarde, as instabilidades avançam pelo Oeste e áreas de divisa com o RS, se espalhando para as demais regiões ao longo do dia. Por vezes, as chuvas podem ser intensas, acompanhadas de descargas elétricas, vendaval e eventual queda de granizo, especialmente entre o Oeste e o Litoral Sul. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais.  O dia já começa abafado e o calor se intensifica ainda mais antes das chuvas. Mínimas em torno de 17 a 20°C no Grande Oeste e no litoral e de 13 a 16°C nas demais regiões. À tarde, as temperaturas ficam entre 27 e 30°C em praticamente todo estado. No Oeste, Litoral Sul e Litoral Norte, as máximas podem chegar em torno de 34°C. As rajadas de vento também ganham força e sopram com moderada a forte intensidade do Oeste aos planaltos (acima de 60 km/h). A agitação marítima começa a aumentar no final do dia, com ondas virando para sul entre 1,0 e 1,5m e picos de até 2,0m entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul.

 

SÁBADO (19)

O sábado (19) ainda inicia com tempo instável em boa parte do estado, mas a partir da tarde uma massa de ar seco e frio estabiliza o tempo no Grande Oeste e o sol volta a aparecer. Na metade leste do estado a nebulosidade predomina e o dia continua chuvoso em áreas entre o norte e o litoral de Santa Catarina. O risco é baixo para ocorrências relacionadas às chuvas. Mínimas entre 6 e 9°C na Serra, entre 10 e 13°C do Oeste ao Planalto Norte e em torno de 14 a 17°C no litoral. À tarde as máximas oscilam entre 16 e 19°C no Grande Oeste e boa parte do litoral e ficam na casa dos 12 aos 14°C entre os Planaltos e a Grande Florianópolis. Os ventos seguem soprando do quadrante sul pelo estado. As rajadas se intensificam na metade leste, principalmente no litoral, variando entre 50 e 60 km/h. Mar agitado no Litoral Sul, com ondas de sul entre 1,5m e 2,0m e picos de até 2,5m, caracterizando um risco moderado para agitação marítima. No restante do litoral, ondas de sul/sudeste entre 1,5m e 2,0m.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No domingo (20) a massa de ar seco e frio ganha força e o dia começa com temperaturas baixas, entre 7 e 10°C na maioria das regiões e máximas na casa dos 20 aos 22°C. Na Serra há chance de temperaturas negativas e formação de geada pela manhã. À tarde as máximas ficam na casa dos 20 aos 22°C. Apenas nas áreas de divisa com o Paraná há chance de chuva. Na segunda-feira (21) o tempo permanece firme, com temperaturas baixas pela manhã, mas voltam a subir à tarde.