Previsão para os próximos 5 dias (09/06)
Elaborado em: 09/06/2026 às 05:00 – N° 160/2026
Meteorologista: Fernando Rafael
TERÇA-FEIRA (09)
Na terça-feira (09), a passagem da frente fria pelo estado, segue mantendo o tempo instável, com condições para pancadas de chuva, principalmente na primeira metade do dia. No geral, a chuva ocorre de forma muito irregular, com baixos acumulados e intercalada com períodos de melhoria, mas eventualmente pode vir acompanhada de temporais muito isolados, oferecendo risco baixo para ocorrências associadas. No amanhecer, as temperaturas variam entre 8°C e 17°C pelo estado. Durante à tarde, variam entre 11°C e 16°C entre o Planalto Sul e o Grande Oeste e entre 21°C e 24°C em áreas da Grd. Florianópolis, Baixo e Médio Vale do Itajaí e Litoral Norte.

QUARTA-FEIRA (10)
Na quarta-feira (10), o tempo firme predomina em parte do estado. Nas áreas próximas à divisa com o Paraná, incluindo áreas do Grande Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte, há condições para pancadas de chuva e temporais muito isolados, especialmente a partir da noite, oferecendo risco baixo para ocorrências associadas. As temperaturas apresentam redução em relação aos dias anteriores, com mínimas entre 2°C e 7°C no Planalto Sul, 6°C a 10°C no Meio-Oeste e Alto Vale do Itajaí e de 8°C a 14°C nas demais regiões. Durante à tarde, espera-se marcas entre 12°C e 16°C entre os Planaltos e Meio-Oeste e de 17°C a 19°C no Litoral.

QUINTA-FEIRA (11)
Na quinta-feira (11), o aprofundamento de uma área de baixa pressão entre o RS e SC, desestabiliza a atmosfera em todas as regiões, com condições para temporais com chuva pontualmente intensa, que começam pelo Grande Oeste ainda na madrugada e avançam gradativamente para as demais regiões ao longo do dia, oferecendo risco moderado para ocorrências associadas, principalmente alagamentos e enxurradas pontuais. No amanhecer, temperaturas entre 8°C e 11°C nas áreas serranas e de 12°C a 17°C nas demais regiões. Durante à tarde, variam entre 13°C e 18°C na maioria das regiões, com valores próximos dos 20°C no Litoral.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Na sexta-feira (12), a frente fria segue se deslocando pelo estado e a área de baixa pressão se afasta em direção ao Oceano Atlântico (alto mar). Essa condição ainda favorece a ocorrência de chuva pontualmente intensa e temporais isolados no estado, especialmente entre o Meio-Oeste e o Litoral. No sábado (13), o tempo estável volta a predominar na maioria das regiões do estado.
