Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

Previsão para os próximos 5 dias (17/06)

Elaborado em: 17/06/2026 às 05:00 – N° 168/2026

Meteorologista: Fernando Rafael

QUARTA-FEIRA (17)

Na quarta-feira (17), a influência de uma massa de ar seco e frio segue favorecendo temperaturas baixas, com condição para formação de geada e nevoeiros em várias regiões no amanhecer e tempo firme com predomínio de sol ao longo do dia. No amanhecer, as temperaturas mínimas variam entre -6°C e 0°C nas áreas de baixada do Planalto Sul e Meio-Oeste, entre 0°C e 5°C em áreas do Oeste, Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e Grd. Florianópolis Serrana. No Litoral, os termômetros variam entre 3°C e 11°C. O risco é baixo para ocorrências associadas ao frio intenso e ao desconforto térmico. Durante à tarde, as temperaturas ficam mais amenas, variando entre 12°C e 17°C no Planalto Sul e de 16°C a 24°C nas demais regiões, com os maiores valores sendo esperados para o Litoral Norte.

QUINTA-FEIRA (18)

Na quinta-feira (18), o sistema de alta pressão segue garantindo tempo firme pelo estado. Entre a madrugada e o início da manhã, há condições para formação de nevoeiros entre o Litoral e o Planalto Norte e de geada na Serra e Meio-Oeste. Ao longo do dia, a nebulosidade aumenta em relação aos dias anteriores, especialmente nas áreas do leste de SC. No amanhecer, temperaturas entre -4°C e 2°C em áreas de baixadas dos Planaltos e Meio-Oeste e de 2°C a 8°C em áreas do Oeste, Alto Vale do Itajaí e Grd. Florianópolis Serrana. No Litoral, marcas entre 5°C e 13°C. À tarde, as máximas variam entre 10°C e 16°C entre os Planaltos, Grd. Florianópolis Serrana e áreas mais altas do Meio-Oeste, 17°C a 19°C no Litoral e de 21°C a 23°C no Extremo Oeste e Oeste. O risco permanece baixo para ocorrências associadas ao frio intenso e ao desconforto térmico.


SEXTA-FEIRA (19)

Na sexta-feira (19), o tempo muda gradativamente em todo o estado, em função da passagem de uma frente fria. O sistema já ingressa pelo Extremo Oeste e Oeste entre a madrugada e manhã, avançando pelas demais regiões entre a tarde e à noite. Há condições para ocorrência de temporais isolados, especialmente no Grande Oeste catarinense, oferecendo risco baixo a moderado para ocorrências associadas à alagamentos pontuais, danos na rede elétrica e destelhamentos. Antes da chegada das instabilidades, os ventos de norte/nordeste apresentam rajadas entre 50 e 75 km/h pelo estado. As temperaturas sobem em relação aos dias anteriores, variando entre 5°C e 11°C entre os Planaltos e Grande Oeste e de 10°C a 15°C no Litoral. Durante à tarde, variam entre 11°C e 16°C na maioria das regiões, exceto no Litoral e Médio Vale do Itajaí, onde ficam entre 18°C e 21°C.  

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No sábado (20), a frente fria ainda mantém o tempo instável com condição para chuva e temporais isolados entre a Grd. Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Nas demais regiões, o tempo volta a ficar firme gradativamente ao longo do dia. No domingo (21), o tempo estável volta a predominar em todas as regiões. Apesar disso, não é esperado uma diminuição significativa das temperaturas nesse período.