Pular para o conteúdo principal

Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

NOTA METEOROLÓGICA SDC/SC 24/08 – Semana começa fria e com tempo estável, mas instabilidades aumentam a partir de quinta-feira

Gerência de Monitoramento e Alerta – GEMAL

Meteorologista: Caio Guerra

Elaborado em: 24 de agosto de 2026


A segunda-feira (24) começou com tempo firme e temperaturas baixas em Santa Catarina, com registros negativos nos pontos mais altos da Serra. De forma geral, as temperaturas ficaram próximas ou abaixo dos 10°C durante a manhã, enquanto as máximas não devem passar dos 20°C no decorrer da tarde.

Ao longo da semana, a tendência é de aumento gradual das temperaturas. Entre quarta (25) e sexta-feira (28), algumas regiões podem registrar máximas entre 25°C e 30°C durante a tarde. No litoral, porém, a maior presença de nebulosidade deve limitar a elevação das temperaturas, especialmente na Grande Florianópolis, no Vale do Itajaí e no Litoral Norte.

Instabilidades aumentam a partir de quinta-feira 

A partir de quarta-feira (26), o tempo começa a mudar gradualmente. As áreas litorâneas entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte podem registrar chuva fraca, sem previsão de acumulados significativos.

Na quinta-feira (27), as instabilidades ganham força e há condições para temporais nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul.

Na sexta-feira (28) a intensificação das instabilidades aumentam as condições para temporais em todas as regiões de Santa Catarina, com possibilidade de ocorrência pontual de chuva intensa, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Os temporais devem ocorrer de forma  isolada, com os fenômenos atingindo apenas parte dos municípios. 

Agitação marítima

Entre segunda e quinta-feira, o mar permanece agitado entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, com ondas entre 2,0 e 2,5 metros, oferecendo risco moderado para atividades de navegação e pesca.

Fim de semana marca mudança para um período mais chuvoso 

A partir de sábado (29), o cenário muda de forma mais significativa, com a atuação de uma frente fria semiestacionária, sistema que avança lentamente e pode permanecer atuando na mesma região por mais tempo, favorecendo a ocorrência de chuva persistente e volumes elevados entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A presença desse sistema pode manter o tempo fechado e chuvoso em parte do estado até, pelo menos, a terça-feira (1°).

Os maiores acumulados, neste momento, são esperados nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. A Grande Florianópolis, o Vale do Itajaí e o Litoral Norte, por enquanto, não aparecem entre as regiões com os maiores volumes previstos. No entanto, pequenos deslocamentos na posição da frente fria e das áreas de instabilidade podem alterar significativamente a distribuição da chuva e resultar em volumes mais expressivos também nessas regiões. Por isso, o acompanhamento das atualizações da previsão para o fim de semana será fundamental nos próximos dias.

Diante deste cenário, é fundamental acompanhar as atualizações das previsões e dos Avisos Meteorológicos da SDC/SC, a serem publicados nos próximos dias.