Previsão para os próximos 5 dias (15/10)

Elaborado em: 15/10/2025 às 05:00 – N° 288/2025
Meteorologista: Caio Guerra
QUARTA-FEIRA (15)
Na quarta-feira (15), o tempo permanece firme em grande parte do estado ao longo do dia, com predomínio de sol e pouca nebulosidade. No Litoral, a circulação marítima favorece o aumento da nebulosidade e a ocorrência de chuva fraca e isolada no início da manhã e noite. No Grande Oeste, a combinação de calor e umidade favorece temporais no decorrer da noite, com risco baixo para ocorrências. As temperaturas voltam a se elevar no Oeste, com máximas entre 25°C e 30°C. Nas demais regiões, as máximas oscilam entre 18°C e 24°C.

QUINTA-FEIRA (16)
Na quinta-feira (16), o tempo fica instável em todas as regiões. Entre o Grande Oeste, os Planaltos e parte do Vale do Itajaí, as instabilidades atmosféricas provocam temporais, que podem vir acompanhados de ventos fortes e eventual queda de granizo. O risco para ocorrências associadas aos temporais é baixo a moderado. Nas áreas litorâneas, a condição para chuva é menor, ocorrendo de forma isolada. Ainda assim, espera-se um aumento da nebulosidade em relação ao dia anterior. No início da tarde ainda faz calor, com temperaturas próximas a 27°C, principalmente nas áreas entre o litoral e norte catarinense, mas com o avanço das chuvas as temperaturas caem rapidamente.

SEXTA-FEIRA (17)
Na sexta-feira (17), o processo de formação de uma nova frente fria favorece a ocorrência de temporais com chuva intensa. Essas instabilidades atuam inicialmente no Oeste e nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, avançando para as demais regiões no decorrer do dia, se estendendo para a madrugada/manhã de sábado. O risco para ocorrências meteorológicas é moderado. O tempo mais fechado mantém as temperaturas mais amenas, ficando próximo na casa dos 20°C do Grande Oeste aos Planaltos. No litoral, as máximas se aproximam dos 30°C, com sensação de abafamento.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Neste sábado (18), as instabilidades associadas à frente fria que avançou pelo estado na sexta-feira continuam atuando durante a madrugada, mantendo o risco para a ocorrência de temporais acompanhados de chuva intensa. Ao longo do dia, essas instabilidades se afastam gradualmente, restando condição de tempo mais fechado no Litoral, onde os ventos persistentes de sul devem favorecer a ocorrência de agitação marítima.
No domingo (19), o tempo volta a ficar mais seco na maior parte do estado, com predomínio de sol no Grande Oeste. No Litoral, a nebulosidade intercala com alguns momentos de sol. Os ventos associados à frente fria persistem, mas com menor intensidade em relação aos dias anteriores.
