Previsão para os próximos 5 dias (27/07)

Elaborado em: 27/07/2025 às 05:00 – N° 208/2025
Meteorologista: Jéssica Silva
DOMINGO (27)
Neste domingo (27), a formação de uma baixa pressão no interior do continente mantém o tempo instável e com condições para novos temporais isolados em SC. As instabilidades se formam de maneira isolada, durante a madrugada, nas áreas do Grande Oeste e na divisa com o Rio Grande do Sul e avançam gradualmente para as demais regiões catarinenses ao longo das horas. Mas é a partir da tarde que as instabilidades ganham força, com a passagem de uma frente fria pelo estado. Há condições para temporais com ventos fortes, raios e chuva pontualmente intensa até o final do dia. O risco é MODERADO a ALTO para ocorrências associadas a danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, destelhamentos e alagamentos. Devido à maior presença de nuvens e à chuva frequente, as temperaturas permanecem amenas durante todo o domingo.
SEGUNDA-FEIRA (28)
Na madrugada de segunda-feira (28), ainda há condições para temporais isolados, especialmente nos Planaltos e no Litoral Norte. Com o passar das horas, as condições para temporais diminuem, porém o tempo segue instável, com variação de nebulosidade e condições para chuva fraca e isolada ao longo do dia. Os ventos predominam do quadrante sul/sudoeste, com rajadas de vento de até 70 km/h. O mar fica muito agitado, com risco de ressaca, devido a presença de um ciclone extratropical no mar. As ondas variam entre 3,5 m e 4,0 m de altura, podendo alcançar até 4,5 m no Litoral Sul e em alto mar. O risco é ALTO a MUITO ALTO para ocorrências associadas à agitação marítima. Ao longo do dia, uma massa de ar frio e seco avança pelo estado, favorecendo a diminuição das temperaturas, com mínimas sendo registradas à noite. As máximas não passam dos 13°C do Oeste aos Planaltos. No Litoral ficam próximas dos 20°C.
TERÇA-FEIRA (29)
Na terça-feira (29), o mar permanece agitado, com risco de ressaca. As ondas variam entre 3,5 m e 4,0 m de altura, podendo alcançar até 4,5 m no Litoral Sul e em alto mar. O risco permanece ALTO a MUITO ALTO para ocorrências associadas à agitação marítima, como atividades de pesca e navegação, esportes náuticos e erosão costeira. Os ventos predominam do quadrante sudoeste, com rajadas de vento de até 70 km/h. O risco é moderado para ocorrências associadas aos ventos fortes. A massa de ar frio e seco continua avançando por Santa Catarina, provocando um declínio acentuado das temperaturas. As mínimas ficam abaixo de 5°C entre o Grande Oeste e os Planaltos, ficando ainda mais baixas – com valores próximos dos 0°C – nas regiões mais elevadas. No Litoral e em áreas próximas, as mínimas não ultrapassam os 10°C. O risco é MODERADO a ALTO para ocorrências associadas a hipotermia, desconforto térmico e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Na quarta-feira (30), o mar permanece agitado, com risco de ressaca. As ondas variam entre 3,5 m e 4,0 m de altura, podendo alcançar até 4,5 m no Litoral Sul e em alto mar. O risco segue ALTO a MUITO ALTO para ocorrências associadas à agitação marítima. Entre a quarta (30) e a quinta-feira (31), o tempo fica firme, com predomínio de sol em todas as regiões de Santa Catarina. As temperaturas voltam a subir gradativamente, em comparação aos dias anteriores, porém a sensação térmica é de frio, especialmente entre as noites e as primeiras horas da manhã.
