Previsão para os próximos 5 dias (27/07)

Elaborado em: 27/07/2023 às 05:00 – N° 208/2023

Meteorologista: Victor Meireles

QUINTA-FEIRA (27)

Na quinta-feira (27) a presença de uma frente fria aliada ao fluxo de ar úmido favorece um dia com variação de nuvens a nublado e previsão de pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais isolados (com chuva pontualmente intensa por curto período de tempo, com raios, vendavais e eventual queda de granizo) à partir da tarde. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas às chuvas e aos temporais. À tarde, as temperaturas ficam amenas, por conta da maior presença das nuvens. As máximas variam de 15 a 18°C no Planalto Sul, litoral, Baixo/Médio Vale e de 20 a 25°C nas demais áreas. Ventos com direção de sul a sudeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais (de 35 a 55 km/h), principalmente no litoral e áreas próximas, com um risco baixo para ocorrências relacionadas aos ventos.

Mar pouco agitado a agitado, com ondas de direção sul a sudeste e altura de 1,5 a 2,0 m em todo litoral catarinense. No Litoral Sul e Grd. Florianópolis os picos de altura das ondas podem chegar aos 2,5 m.

SEXTA-FEIRA (28)

Na sexta-feira (28) o deslocamento de um cavado (área alongada de baixa pressão) aliada ao fluxo de ar úmido mantém a condição para pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais isolados (com chuva pontualmente intensa por curto período de tempo, com raios, vendavais e eventual queda de granizo), principalmente do Meio Oeste ao litoral. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas às chuvas e aos temporais. A partir da noite, as condições do tempo tendem a melhorar gradativamente. Amanhecer com temperaturas perto de 9°C na Serra e de 11 a 16°C em boa parte de SC. À tarde, as máximas chegam perto dos 15°C no Planalto Sul, em parte do Litoral Sul e variar de 15 a 20°C nas demais áreas do estado. Ventos com fraca a moderada intensidade, com direção de quadrante norte passando para sul. Rajadas de ventos ocasionais (de 40 a 60 km/h), principalmente no litoral e áreas próximas, com um risco baixo para ocorrências relacionadas aos ventos.

SÁBADO (29)

No decorrer do sábado (29) a aproximação e atuação de massa de ar frio (sistema de alta pressão) deixa o tempo firme (sol a poucas nuvens) em boa parte de SC. No norte do estado e no Vale do Itajaí a presença de nuvens tende a ser maior. Amanhecer com sensação de frio em grande parte de SC. Temperaturas mínimas perto de 0°C na Serra (com chance de geada),de 12 a 15°C no litoral, Baixo/Médio Vale e de 3 a 12°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 20°C no Grande Oeste, não passam dos 15°C no Vale do Itajaí, nordeste de SC e variam de 14 a 17°C nas demais regiões. Ventos com direção sul a sudeste, de fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais (até 40 km/h) no litoral e áreas próximas. Não há riscos para ocorrências meteorológicas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

O domingo (30) e segunda-feira (31) serão de tempo firme (com predomínio de sol a poucas nuvens) em Santa Catarina por conta da atuação de uma área de alta pressão. Os amanheceres dos dois dias serão de sensação de frio em todo estado, principalmente do Meio Oeste ao litoral (com temperaturas mínimas perto de 0°C na Serra e de 6 a 13°C nas demais áreas). Ao longo das tardes, as temperaturas sobem gradativamente. Na segunda (31) as máximas chegam aos 27°C no Extremo Oeste, Oeste, 26°C no Litoral Sul, Meio Oeste e variam de 22 a 25°C nas demais regiões.