Avisos e Alertas 23/07/2013

Aviso: Risco de congelamento na pista entre a noite de terça-feira (23) e manhã de quarta-feira (24).

Aviso Meteorológico: frio extremo com geada forte e ampla nesta semana em SC.

Aviso Meteorológico: Vento persistente e mar agitado no litoral catarinense.

Observação: Possibilidade de alagamentos no Litoral associado à maré alta.

sirene ativa

Avisos e alertas voltados à Defesa Civil:

Fonte: SDC/Epagri/Ciram

Aviso: Risco de congelamento na pista entre a noite de terça-feira (23) e manhã de quarta-feira (24)

Aviso para risco de congelamento na pista principalmente em alguns trechos da Serra do Rio do Rastro, Corvo Branco e Serra Dona Francisca, entre a noite de terça-feira (23) e manhã de quarta-feira (24).

Máxima cautela, transitando com velocidade reduzida e atenção redobrada.

Em situações de emergência ou necessitando de informações, ligue para o fone 198 (Batalhão da Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina) ou 191 (Polícia Rodoviária Federal).

Última atualização da situação das rodovias (12:30hs)

Segundo PRF-SC:

BR-280 tráfego em meia pista, no Km 199,1 devido a acidente com óbito (Mafra);

BR-280, tráfego em meia pista no km 101, no sentido litoral, devido a uma queda de barreira, pista com sinalizaçao no local (São Bento do Sul);

Segundo o BPMRv-SC não há mais rodovias Estaduais com retenção por motivo do gelo. Todas em condições normais de trânsito.

Aviso Meteorológico: Frio extremo com geada forte e ampla nesta semana em SC.

Geada: forte e ampla no estado na noite de terça, na quarta e quinta-feira, com risco para agricultura e pecuária. Não se descarta a possibilidade de geada negra especialmente nas áreas altas do Planalto Sul.

Temperatura extrema: no período noturno desta terça-feira, na quarta-feira e na quinta-feira há previsão de temperatura mínima de 0°C e negativa em boa parte do estado.

As temperaturas na madrugada e amanhecer de quarta-feira estarão entre -10°C e -8°C nas áreas altas do Planalto Sul com altitude próxima a 1000 m (Urupema, Urubici, Painel, Bom Jardim da Serra e São Joaquim).

No Litoral, as mínimas podem variar entre 0°C a 3°C. Alguns recordes de temperatura mínima devem ser igualados ou até superados para o mês de julho. Esta condição atmosférica é excepcional e histórica, podendo ser comparada a última forte massa de ar polar em SC no ano de 2000.

Aviso Meteorológico: Vento persistente e mar agitado no litoral catarinense.

Na área de navegação e pesca ventos persistentes de sul, com intensidade moderada, entre 50 e 60km/h deixa o mar agitado a muito agitado no litoral catarinense, com picos de onda de 2.5 a 3.0m, devido ao avanço do sistema de alta pressão (massa de ar polar) pelo Sul do Brasil. O mar agitado traz risco para navegação e atividades de pesca.

Observação: Possibilidade de alagamentos em especialmente em Florianópolis e Itajaí associado à maré alta.

A maré mais alta em áreas costeiras da Grande Florianópolis e Litoral Norte pode causar alagamentos momentâneos e localizados nesta terça-feira.

Recomendações da Defesa Civil:

Geada forte e ampla: agricultores deverão tomar medidas preventivas. A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca divulga através do site as orientações sobre a onda de frio e geada.

Onda de frio intenso: atenção com população mais vulnerável, como moradores de rua, famílias carentes, idosos e crianças. Orientações para a população e prefeituras em como se proteger e agir em relação à onda de frio podem ser obtidas nos links da Secretaria de Estado da Saúde e da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação.

Gelo e neve na pista: O Batalhão da Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina divulgou nota orientativa em relação à Operação Neve na pista 2013.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 4009-9816.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta