Biografia do Chefe da Defesa Civil de SC

Alexandre Waltrick
Chefe da Defesa Civil

NATURAL: São Paulo

Possui graduação em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI.
Especializações em Direito Administrativo, Direito e Gestão Ambiental, MBA Executivo Internacional em Gestão de Negócios.
É Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI e Mestre em Gestão de Empresas pela Universidade Lusófona de Portugal.
Atualmente é Doutorando em Ciência Jurídica na Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, em dupla titulação com o Instituto de Águas e Sustentabilidade da Universidade de Alicante – Espanha.

Atuando profissionalmente como Advogado desde o ano de 2000, já ocupou os seguintes cargos e/ou funções:
• Presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina – IMA (ex FATMA);
• Procurador Jurídico da Instituição
• Membro Titular do Conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA;
• Vice- Presidente do Conselho Estadual de Meio Ambiente – CONSEMA;
• Membro Titular do Conselho Estadual de Direitos Humanos em Santa Catarina;
• Vice- Presidente para a Região Sul da Associação Brasileira de Entidades do Meio Ambiente – ABEMA;
• Diretor de Relações Internacionais da União Brasileira da Advocacia Ambiental – UBAA;
• Vice-Presidente do Tribunal de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de Santa Catarina;
• Membro do Conselho de Meio Ambiente da cidade de Florianópolis.

Atualmente realiza as seguintes atividades:

• Membro Efetivo do Instituto dos Advogados de Santa Catarina.
• Membro do Conselho de Meio Ambiente da cidade de São José.
• Membro da Comissão Nacional de Infraestrutura do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.
• Membro do Conselho Estadual de Infraestrutura e Desenvolvimento da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de Santa Catarina.
• Diretor de Assuntos Legislativos da União Brasileira da Advocacia Ambiental – UBAA.
• Professor na Graduação e na Pós-graduação da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, das disciplinas de Introdução ao Estudo do Direito, Direito Ambiental e Processo Constitucional. Já ministrou aulas de Direito Ambiental no Conselho Regional de Contabilidade -CRC/SC, no SECOVI/SP, na Escola do Ministério Público do Estado de Santa Catarina, na Pós-graduação do Centro de Estudos Superiores de Florianópolis -CESUSC, dentre outras entidades.

Possui livros e artigos publicados sobre a temática ambiental.