Plano de Emergência Familiar

Para que nossa família esteja preparada para situações de emergência é na normalidade que devemos planejar e programar as ações e procedimentos que devemos realizar. Para isso a Defesa Civil de Santa Catariana (DCSC) disponibiliza o modelo para a criação do Plano de Emergência Familiar. No arquivo que pode ser baixado no link abaixo estão descritos os passos para estarmos prontos e reagir a eventos e situações extremas.

DOWLOAD PLANO DE EMERGÊNCIA FAMILIAR
ícone

Plano de Emergência Familiar 1.14 MB 2111 downloads

Plano de Emergência Familiar em PDF para impressão. ...

Para a confecção do Plano é fundamental conversar com nossos familiares, sem deixar as crianças fora pois elas precisam conhecer os riscos que podem existir. Em conjunto, defina um ponto de encontro fora do bairro e as formas que os familiares poderão entrar em contato com uma pessoa que poderá dar apoio em caso de necessidade.

Em seguida identifique a característica específica de cada membro da família como deficiências, doenças, remédios de uso contínuo, tipo sanguíneo, além de outras informações que considere relevantes. É importante apontar os riscos e as ações que podemos realizar para mitigar essas situações. O Plano também estabelece quem deve realizar as ações de emergência e as rotas de fuga que poderão ser utilizadas nas mais diferentes situações. Sempre mantenha o Plano de Emergência Familiar atualizado com todas as mudanças que podem ocorrer em sua cidade, bairro ou família.

Um desastre pode ocorrer sem aviso prévio e por isso tenha preparada uma bolsa de emergência. Par a criação deste recurso siga as orientações que estão no Plano Familiar de emergência.

Nunca se esqueça de buscar sempre informações sobre as condições climáticas e assim identificar possíveis situações de risco com antecedência. A Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) possui um serviço de monitoramento e alerta que funciona 24 horas. Todas as informações são disponibilizadas através do site, redes sociais e por alertas via SMS. Para receber avisos da DCSC basta enviar uma mensagem de texto SMS para o número 40199 contendo apenas o Código de Endereçamento Postal (CEP) do local que deseja monitorar. Nunca esqueça que Defesa Civil somos todos nós.