Logotipo – 50 anos

A Defesa Civil é um órgão multidisciplinar e conta com a colaboração de pessoas das mais diversas áreas de atuação em prol de um objetivo maior, a proteção, prevenção e atuação em desastres.
     Cada área pode ser vista como um bloco de construção que quando junto, cria algo maior e, conforme a natureza da situação, pode ser remodelada para se adaptar, de acordo com a sua missão.
     Esta característica modular se encontra na colmeia, com seus favos que se adaptam ao ambiente criando estruturas diferentes de acordo com o terreno onde se instala. Não só isso, cada abelha tem uma função dentro da organização, criando uma estrutura física e hierárquica com um objetivo em comum.
     Neste sentido, para a identidade dos 50 anos da Defesa Civil de Santa Catarina foi utilizada a estrutura do hexágono remetendo ao favo da colmeia, onde a organização de um conjunto de hexágonos cria sempre uma nova estrutura, somada as informações do material a ser divulgado com a marca da Defesa Civil para a população.
     O fundamento conceitual do projeto se apoia no discurso extraído ao longo do projeto. A partir do entendimento dos princípios fundamentais investigados até esta etapa, permitiu-se delinear as principais características que sustentam a essência do projeto. Diante disso, a ideia de sustentabilidade trouxe consigo potenciais caminhos para uma abordagem coletiva e de colaboração.
     O coletivo, por sua vez tem o poder de criar, transformar e disseminar informações úteis para garantir uma comunidade próspera e saudável. Onde o foco central não seja em um ganho individual e imediato, mas sim usufruir dos recursos naturais, sem destruir a natureza, pois instintivamente sabe que faz parte dela, e que precisa dela para continuar produzindo e vivendo.
     A sustentabilidade faz parte da estratégia dessa sociedade que só retira o que precisa e trabalha, para garantir esses mesmos recursos no futuro. Em uma colmeia vive uma sociedade, em que cada abelha sabe que seu intuito é prosperar a vida, e que suas escolhas terão impacto sobre todos.
     Como slogan para o aniversário, buscamos a ideia de cada um de nós, seja da Defesa Civil, seja da população que auxilia na atuação dos desastres, se identificar como sendo Defesa Civil, então mais do que Defesa Civil somos todos nós,
     #EU SOU DEFESA CIVIL
     #JUNTOSHÁ50ANOS