Operação das Barragens

O Vale do Itajaí, situado no coração de Santa Catarina, é uma região de rara beleza natural, caracterizada por sua exuberante vegetação e rios que serpenteiam paisagens encantadoras. No entanto, essa mesma beleza natural também traz consigo a ameaça das cheias, um desafio recorrente para as comunidades que habitam essa área. Para enfrentar esse desafio e proteger vidas e propriedades, as barragens de contenção de cheias nos municípios de José Boiteux, Ituporanga e Taió desempenham um papel fundamental.

É com grande satisfação que anunciamos a disponibilização do Manual Orientativo de Operação das Barragens de Contenção de Cheias do Vale do Itajaí. Este documento é uma ferramenta valiosa que oferece informações essenciais sobre o funcionamento das barragens e sua importância na gestão de riscos de inundação na região.

As barragens de contenção de cheias representam um sistema de defesa fundamental para as comunidades do Vale do Itajaí. Elas têm a capacidade de armazenar grandes volumes de água durante as chuvas intensas e liberá-los de forma controlada, evitando assim inundações catastróficas. Além disso, as barragens desempenham um papel importante na manutenção do equilíbrio ambiental da região.

Para que essas estruturas funcionem de maneira eficaz, é essencial que sejam operadas adequadamente. É nesse contexto que o Manual Orientativo de Operação se torna essencial, fornecendo informações detalhadas sobre os procedimentos de operação, manutenção, monitoramento e segurança das barragens.

Este manual é uma fonte de referência essencial para engenheiros, operadores das barragens, autoridades locais e, mais importante, para a população que vive nas áreas afetadas. Ao compreender como as barragens funcionam e como contribuem para a segurança da região, todos podem desempenhar um papel ativo na gestão de riscos de inundação.

Clique aqui para baixar o Manual Orientativo de Operação das Barragens de Contenção de Cheias