Diretoria de Gestão de Desastres

DIRETORIA DE GESTÃO DE DESASTRES - DIGD

Coordenar e articular ações de resposta e recuperação nos desastres, com o propósito de garantir o socorro, a assistência humanitária e a reabilitação, visando o restabelecimento das condições de normalidade social.

DIRETORIA DE GESTÃO DE DESASTRES - DIGD

GERÊNCIA DE OPERAÇÕES

Coordena e avalia as demandas oriundas das cidades afetadas por desastre e organiza as ações que envolvem as operações de resposta aos desastres, no controle de sinistros, socorro às vítimas do desastre e operações às áreas afetadas.

GERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA

Coordena e avalia as demandas oriundas das cidades afetadas, propõe ações de entrega de itens de assistência humanitária (cestas básicas, colchões, cobertores, telhas, etc.), com finalidade da prevenção e restabelecer o convívio, diminuir os efeitos dos desastres e integrar programas de desenvolvimento.

GERÊNCIA DE REABILITAÇÃO E RECONSTRUÇÃO

Executa e promove o auxílio de reabilitação dos cenários atingidos, analisa o restabelecimento emergencial das estruturas e obras comprometidas, orienta para confecção de planos de trabalho emergenciais.

SETOR DE INFORMAÇÕES DE DESASTRES

Realiza a análise documental e os procedimentos para a homologação estadual dos decretos de Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública dos municípios atingidos por desastre que necessitam de aporte complementar de recursos para o restabelecimento da normalidade ou uma situação jurídica especial, bem como elabora a estatística dos desastres ocorridos no estado.