Aviso Meteorológico 09.01.2014

 Aviso Meteorológico: A  partir da tarde da próxima sexta-feira (10) até a próxima terça-feira (14), a previsão é de chuvas de intensidade moderada a forte com períodos contínuos de chuva. Nestes 4 dias, os valores são equivalentes a chuva esperada para cerca de 20 dias do mês de janeiro que tem média mensal em torno de 190 a 210 mm. No sábado (11), há risco de temporal, granizo e os volumes de precipitação variam entre 15 a 20 mm do Planalto ao Litoral. Já no domingo (12), a quantidade de chuva passa a ser mais significativa na maioria das regiões com média de 30 a 50 mm na região do Vale do Itajaí e de 80 a 100 mm nas regiões da Grande Florianópolis e, especialmente, no Sul do Estado, podendo este alcançar pontuais maiores em pontos isolados. Na segunda-feira (13), a chuva diminui, porém os acumulados oscilam entre 20 a 40 mm no Vale do Itajaí e de 40 a 60 mm entre as regiões da Grande Florianópolis e do Sul catarinense. Fonte: Epagri/Ciram

  Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda: 

 Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

 Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Previsão Voltada para Defesa Civil

PREVISÃO PARA O DIA DE HOJE

Quinta-feira (09/01): Mais encoberto pela manhã em todas as regiões de SC, exceto o Oeste e Meio Oeste. No decorrer da tarde, chuva por alguns momentos em algumas localidades. Atenção: descargas elétricas. Sistema Meteorológico: sistema de alta pressão ou massa de ar seco e frente fria no Litoral.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Sexta-feira (10/01): Mais encoberto com chuva isolada na madrugada e manhã entre a Grande Florianópolis e o norte do estado. No decorrer da tarde, ocorrem pancadas isoladas de chuva em todas as regiões. Sem aviso. Sistema Meteorológico: sistema de alta pressão ou massa de ar seco a atuação de áreas de baixa pressão.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

No sábado (11) tempo instável com risco de temporal isolado em todas as regiões. Entre domingo (12) e a terça-feira (13), a chuva é persistente com volumes elevados variando entre 100 a 150 mm neste período, podendo superar este valor especialmente no entre a região da Grande Florianópolis e principalmente o Sul de SC.

Aviso para todo o período, chuva moderada por alguns momentos, temporais com descarga elétrica, queda de granizo e rajadas de vento.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil