Previsão Climática para janeiro até a 1º quinzena de 2012

Permanece a estiagem no Extremo Oeste e Oeste de SC

Até o dia 15 de fevereiro a chuva no Extremo Oeste e Oeste de SC ainda permanece abaixo da média climatológica e deve ocorrer de forma irregular, com possibilidade de chuva pontual com acumulados elevados. Vale ressaltar que a chuva esperada para o período não resolve o problema da estiagem e abastecimento da região. Isso porque os padrões atmosféricos não se alteram neste período, mantendo a configuração de La Niña no Pacífico Equatorial.

Fonte: Ciram (www.ciram.com.br)

No verão predominam os sistemas convectivos (chuvas rápidas e isoladas, entre o final da tarde e noite), o que não vem acontecendo com frequência nas regiões atingidas pela estiagem. As poucas chuvas que vem ocorrendo estão associadas à passagem de frentes frias que se deslocam rapidamente por Santa Catarina. Em alguns casos, os sistemas criam áreas de baixa pressão, provocando temporais isolados, acompanhados de descarga elétrica, ventania e granizo isolado.  

A temperatura no que resta de janeiro e parte de fevereiro segue o padrão típico de verão, bastante elevada durante o dia e agradável durante a madrugada no Extremo Oeste e Oeste, devido ao ar mais seco que predomina na região.

A Temperatura da Superfície do Mar (TSM):

Na área oceânica do Pacífico Equatorial, região de monitoramento do ENOS, as águas superficiais continuam mais frias que o normal (TSM abaixo da média climatológica) (Figura 1 e 2), porém com indicativo de enfraquecimento do fenômeno La Niña (Figura 2). O fenômeno deve se estender até meados de março de 2012, com previsão de intensidade fraca a moderada, podendo influenciar parte do regime de chuva de SC.

 figura_1
 figura_2