PREVISÃO DO TEMPO (18/02/2020) – 05:00h

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (18/02)

Aproximação e atuação de uma frente fria combinado ao calor favorece pancadas de chuva com temporais (chuva moderada a localmente forte intensidade, com raios, vendaval e eventual queda de granizo) isolados do Extremo Oeste ao Litoral Sul a partir do final da manhã e que se espalham para as demais áreas no decorrer da tarde e noite. As temperaturas sobem rapidamente ao longo do dia, com máximas de 31°C a 34°C no Oeste, Meio Oeste e parte dos Planaltos, de 33°C a 40°C no Extremo Oeste, Litoral Sul e Norte, Vale do Itajaí, Grd. Florianópolis e parte do Planalto Norte. Ventos de norte a noroeste passado a quadrante sul com fraca a moderada intensidade.

 

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (19/02)

Afastamento da frente fria e início da atuação da alta pressão favorece chances de chuva bem isoladas à tarde dos Planaltos ao litoral. Nas demais áreas dia com céu aberto a poucas nuvens devido atuação da alta pressão. Amanhecer com temperaturas altas no litoral e parte do Vale (mínimas de 20°C a 25°C) e mais amenas em boa parte do estado (de 16°C a 20°C). Ao longo do dia as temperaturas sobem em todo estado, com máximas de 26°C a 30°C no Planalto Sul, litoral e parte do Vale do Itajaí, de 31°C a 36°C dos Planaltos ao Extremo Oeste. Ventos de sudeste na faixa leste e de centro nordeste no centro-oeste do estado, com fraca a moderada intensidade e rajadas isoladas, principalmente na faixa costeira do Litoral Norte (até 50 km/h).

 

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (20/02)

Áreas de instabilidade associadas a passagem de uma frente fria oceânica favorece aumento de nebulosidade com chance de chuva isolada, a partir da tarde, em áreas do Litoral Sul e Norte, porção oeste e que se espalham para as demais áreas na parte da noite. Amanhecer com temperaturas altas no Extremo Oeste, Oeste, litoral e Vale (mínimas de 20°C a 25°C) e amenas nas demais áreas (de 17°C a 20°C). Ao longo do dia as temperaturas sobem em todo estado, com máximas acima de 28°C a 34°C na porção oeste, de 30°C a 34°C nos Planaltos, Litoral Sul e Norte, Grd. Florianópolis e entre 33°C a 35°C no Vale. Ventos de sul/sudeste em todo estado com fraca a moderada intensidade.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Sexta-feira (21) a circulação marítima favorece o transporte de umidade do oceano para a faixa leste do estado, o que deixará o dia com variação de nuvens e chance de chuva isolada nesta área. Na porção oeste dia com sol e algumas nuvens. Sábado (22) com sol e algumas nuvens em todo estado devido atuação da alta pressão.

 

 CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (18/02)

Terça-feira (18) com ventos de norte a noroeste passado a quadrante sul com fraca a moderada intensidade.

Ondas com direção nordeste e altura de 1,5 m com picos de 2,0 m no Litoral Sul. No restante do litoral, ondas com direção leste e altura de 0,5 m a 1,0 m.

 

Legenda Boletim 05h