PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVL – EPAGRI/CIRAM – 26.01.2018 – MFJ

nowcasting

ATENCAO 26/01 15:59 – PANCADAS LOCALIZADAS DE CHUVA MODERADAS A FORTES E RAIOS nas proximas 2 horas.  Ocorrencias ligue 199 ou 193.

______________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – EPAGRI/CIRAM

Sexta-feira (26/01):

Tempo: sol com muitas nuvens na maior parte das regiões de SC. No Litoral, chuva fraca e isolada (moderada em alguns momentos), principalmente no início e final do dia. No Oeste, tempo mais aberto com pancadas de chuva bem isolada e de curta duração no final da tarde.
Temperatura: mais elevada no Oeste e mais amena no Litoral.
Vento: sudeste, com variações de leste especialmente do Planalto ao Litoral, moderado.
Sistema: Alta pressão com centro no mar influenciando o leste de SC (circulação marítima).
——————–

Sábado (27/01):

Tempo: sol com muitas nuvens na maior parte das regiões de SC. No Litoral Norte e Grande Florianópolis, chuva fraca e isolada (moderada em alguns momentos), principalmente no início e final do dia. No Oeste, tempo mais aberto com pancadas de chuva bem isolada e de curta duração no final da tarde.
Temperatura: em elevação no Oeste, mais amena no Litoral.
Vento: leste, com variações de nordeste no interior, moderado no Litoral.
———————
Domingo (28/01):

Tempo: sol com aumento da nebulosidade no decorrer do dia em todas as regiões. No Oeste, pancadas de chuva desde o período da manhã. Na Grande Florianópolis, Planalto Norte e Litoral Norte, pancadas de chuva à noite. Nas demais regiões, pancadas de chuva a partir da tarde. Chuva melhor distribuída nesse dia, sem indicativo de valores extremos.
Temperatura: em elevação, principalmente no norte de SC.
Vento: nordeste, moderado com rajadas mais intensas.
———————-
Segunda-feira (29/01):

Tempo: no Litoral, encoberto com chuva, devido a uma baixa pressão no mar, no litoral de São Paulo, favorecendo a circulação marítima. Nas demais regiões, sol com pancadas de chuva entre a tarde e noite.
Temperatura: mais amena no litoral.
Vento: leste no litoral; de sudeste no interior.
——————-
Terça-feira (30/01):

Tempo: no Litoral, permanece a condição de chuva, de forma mais isolada e com aberturas de sol, devido à circulação marítima. Nas demais regiões, sol com muitas nuvens. Tempo mais seco no Oeste e Meio-Oeste.
Temperatura: mais amena no litoral, em elevação no oeste.
Vento: leste a sudeste.

TENDÊNCIA de 31 de janeiro a 09 de fevereiro de 2018

O período será marcado por maior presença de sol em SC. O aquecimento diurno favorece as pancadas de chuva isolada entre a tarde e noite (típicas de verão), mas o volume de chuva diminui em relação ao verificado em janeiro, em todas as regiões do Estado. De modo geral, o fluxo de umidade da Amazonia fica direcionado para a região Sudeste do Brasil. Essa condição favorece um tempo mais seco no Oeste de SC, e chuvas mais concentradas no Litoral, devido à circulação marítima.

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL/SC

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta