PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 16.05.2018 – CARJR

nowcasting

SEM AVISO

 ________________________________________________________________

 Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.
  
diario.png

ATENÇÃO METEOROLÓGICA e MARÍTIMA 16/05/2018 – EPAGRI/CIRAM

Sexta-feira com chuva persistente, final de semana com ventos fortes, mar agitado e frio em Santa Catarina! 

ATENÇÃO 1: CHUVA PERSISTENTE COM ACUMULADOS SIGNIFICATIVOS

Início: 18/05/2018 às 08:00h

Fim: 18/05/2018 às 22:00h

Regiões: OESTE AO SUL DE SANTA CATARINA.

Previsão: chuva mais persistente, de intensidade moderada em alguns momentos. Acumulado médio de 50 mm a 70 mm em 24 horas. Na Grande Florianópolis Norte do Estado, há previsão de chuva nesse dia, mas com acumulado menor.

Sistema: área de baixa pressão em SC, favorecendo a convergência de umidade, e cavado em níveis médios e altos da atmosfera.

 

ATENÇÃO 2: DECLÍNIO ACENTUADO DE TEMPERATURA

Início: 19/05/2018 às 15:00h

Fim: 20/05/2018 às 08:00h

Regiões: TODAS AS REGIÕES DE SANTA CATARINA.

Previsão: declínio acentuado da temperatura em todas as regiões. Nas áreas mais  altas do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul, mínima em torno de 2°C a 5°C nesse período. Entre a noite do dia 19/05 e manhã do dia 20/05, a combinação do frio e umidade favorecem pequena chance de neve na serra catarinense (Planalto Sul), e de geada isolada no Oeste.

Sistema: avanço de uma massa de ar frio de origem polar e intensificação de um ciclone extratropical entre o litoral de SC e RS.

 

ATENÇÃO 3: INTENSAS E PERSISTENTES RAJADAS DE VENTO

Início: 19/05/2018 às 15:00h

Fim: 20/05/2018 às 23:59h

Regiões: PLANALTO SUL E LITORAL DE SANTA CATARINA.

Previsão: intensas e persistentes a rajadas de vento, de 60km/h a 80km/h, atingindo especialmente o Litoral Sul com maior persistência e maior intensidade.

Sistema: ciclone extratropical no Litoral de SC e RS e anticiclone no Norte da Argentina (massa de ar frio) geram uma forte diferença de pressão no Litoral de SC.

 

ATENÇÃO 4: VENTOS FORTES E MAR AGITADO

Início: 19/05/2018 às 00:01h

Fim: 21/05/2018 às 23:59h

Regiões: LITORAL DE SANTA CATARINA.

Previsão: Rajadas de vento intensas e persistentes, de 80km/h a 100km/h, nos dias 19 e 20/05, atingindo especialmente o Litoral Sul com maior intensidade.  Mar grosso, com altura de onda de 3m a 4m, e picos de 5m a 6m em áreas mais afastadas da costa. Condição totalmente adversa para o tráfego de pequenas e médias embarcações.

Região mais afetada: Litoral Sul.

Período mais crítico: entre a noite do dia 19 e noite do dia 20/05.

Sistema: intenso ciclone extratropical próximo ao Litoral Sul do Brasil, entre o Sul de SC  e Norte do RS.

 

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

 Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Frio Intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Procurar abrigo aquecido. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene freqüente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Mar agitado: perigo a navegação e a atividades de pesca.

Ressaca: Proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

________________________________________________________________

 ATENÇÃO E PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

 Sexta-feira com chuva persistente, final de semana com ventos fortes, mar agitado e frio em Santa Catarina!

 

Quarta-feira (16/05) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – RAIOS – ACOMPANHAR MONITORAMENTO !

Tempo: variação de nuvens a encoberto com chuva fraca por alguns momentos da Grande Florianópolis ao norte de SC. No Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste muitas nuvens, com pancadas de chuva principalmente em áreas próximas à divisa com o PR.

Temperatura: elevada no Litoral Sul e com pouca variação, devido à nebulosidade e à chuva,nas demais regiões. No final do dia a temperatura declina com o avanço de um sistema de alta pressão (massa de ar frio).

Vento: fraco a moderado predominando de sul e sudeste na maior parte do Estado, com variações de noroeste durante a manhã e no início da tarde na Grande Florianópolis, Litoral Norte e Planalto Norte.

Sistema: frente fria no litoral de SC, deslocando-se para o litoral de SP à tarde. No final do dia um sistema de alta pressão avança pelo Uruguai e Sul do Brasil.

 

Quinta-feira (17/05) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – RAIOS – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM!

Tempo: nevoeiros ao amanhecer e sol com muitas nuvens em boa parte do dia na maior parte do Estado. No Litoral mais encoberto com chuva fraca por alguns momentos principalmente no início e fim do dia, devido à circulação marítima. No Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste ocorrem pancadas de chuva entre a tarde e noite.

Temperatura: em elevação no Oeste e amena no Litoral.

Vento: sudeste, com variações de leste no Litoral de SC, fraco a moderado.

Sistema: circulação marítima, ventos de leste que trazem umidade do mar para o litoral catarinense e corrente de jato (ventos fortes em altos níveis da atmosfera) sobre SC.

 

Sexta-feira (18/05) – ATENÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – TEMPORAIS ISOLADOS – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: nevoeiros na madrugada e amanhecer na maior parte do Estado, com céu encoberto e chuva por alguns momentos no início do dia, no Planalto Norte e Litoral Norte. Do Extremo Oeste ao Planalto Sul céu encoberto com chuva bem distribuída e valores significativos (veja Atenção Meteorológica).  Nas demais regiões aberturas de sol pela manhã com chuva a partir da tarde, devido à intensificação de áreas de baixa pressão e formação de um ciclone no litoral de SC e RS. Há risco de temporais isolados em todas as regiões.

Temperatura: em elevação.

Vento: leste passando a nordeste, fraco a moderado com rajadas associadas aos temporais, mais intensas no Planalto e Litoral.

 

Sábado (19/05) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS ! – Veja Atenção Meteorológica

Tempo: encoberto com chuva principalmente da Grande Florianópolis ao norte do estado. O tempo melhora no decorrer da tarde em quase todas as regiões com o avanço de uma massa de ar frio pela Argentina e Uruguai. No Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul a chuva fraca retorna entre a tarde e noite.

Temperatura: em declínio acentuado no decorrer da tarde e noite com o avanço e uma massa de ar frio. No Planalto Sul a combinação de umidade e temperatura baixa trazem pequena chance de neve no final da tarde e noite, para as áreas altas da região.

Vento: sudoeste e sul, fraco a moderado com rajadas no Planalto e Litoral a partir da tarde devido à presença do ciclone extratropical sobre o oceano em frente ao litoral do RS e litoral sul de SC.

Mar: Mar grosso, com altura de onda de 3m a 4m, e picos de 5m a 6m em áreas mais afastadas da costa. Condição totalmente adversa para o tráfego de pequenas e médias embarcações.

 

Domingo (20/05) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS! – Veja Atenção Meteorológica

Tempo: muitas nuvens a encoberto com chuva fraca na madrugada e início da manhã no Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Nas demais regiões do Estado mais nuvens na madrugada e a predomínio de sol com poucas nuvens na maior parte do dia.

Temperatura: baixa, com formação de geada nas áreas altas do estado.No Planalto Sul a combinação de umidade e temperatura baixa mantém pequena chance de neve na madrugada, para as áreas altas da região. No decorrer do dia as temperatura aumenta gradativamente.

Vento: sudoeste, fraco a moderado, mais intenso e persistente no Litoral, devido à presença do ciclone extratropical sobre o oceano em frente ao litoral do RS.

Mar: Mar grosso, com altura de onda de 3m a 4m, e picos de 5m a 6m em áreas mais afastadas da costa. Condição totalmente adversa para o tráfego de pequenas e médias embarcações.

 

TENDÊNCIA de 21 a 30 de maio de 2018

Tempo firme, com sol e umidade relativa do ar baixa (seco) na maior parte do período. A temperatura baixa na madrugada favorece a formação de geada nas áreas altas de SC nos dias 21, 22 e 23/05. Entre os dias 28 e 29/05 a chuva retorna, com volumes pouco significativos, ao Oeste e Meio Oeste de SC.

Marilene de Lima – Meteorologista Epagri/Ciram

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil