PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 26.05.2017

nowcasting

ALERTA – CEMADEN – Risco de Movimento de Massa – Moderado no Município de  SC – Brusque, neste Estado.

ALERTA – CEMADEN – Risco de Inundação – Moderado no Município de SC – Presidente Getúlio, neste Estado.

ALERTA  27/05 08:36Alerta de VENDAVAL E GRANIZO para PONTE ALTA DO NORTE. Tempestade próxima. Busque abrigo. Fique longe de placas, árvores e postes. Ligue 199 ou 193

________________________________________________________________________

 Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

________________________________________________________________________

 AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM 

ALTO VOLUME DE CHUVA E TEMPORAIS EM SC! 

Inicio: 12:00h de 26/05/2017 

Fim: 21:00h de 28/05/2017 

Regiões: OESTE, MEIO OESTE, PLANALTO SUL E LITORAL SUL DE SC. 

Previsão: chuva moderada a forte. Risco de temporais com rajadas de vento acima de 60 km/h e granizo localizado, especialmente no Oeste e áreas mais próximas ao RS. Caso as previsões se confirmem há riscos de Alagamentos, Inundações, Enxurradas, Deslizamentos de terra, Tempestades com descargas elétricas (raios), Vendavais e Granizo. Acompanhar monitoramento!

Acumulado de chuva no período: pontuais de 100 a 150mm, pontualmente podendo superar esses valores. 

Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) e frente fria nesta sexta-feira. No fim de semana formação de outra frente fria no Sul do Brasil.

Publicação: 26/05/2017 – 08h30min – Acompanhar atualizações.

________________________________________________________________________

 ATENÇÃO METEOROLÓGICA – EPAGRI/CIRAM

PANCADAS DE CHUVA ACOMPANHADAS DE DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS)!  

Inicio: 16:00h de 26/05/2017 

Fim: 21:00h de 28/05/2017  

Regiões: GRANDE FLORIANÓPOLIS, VALE DO ITAJAÍ, PLANALTO NORTE E LITORAL NORTE DE SC. 

Previsão: chuva moderada a forte em alguns momentos com descargas elétricas (raios). Caso as previsões se confirmem há riscos de Alagamentos, Enxurradas, Tempestades com descargas elétricas (raios). Acompanhar monitoramento!

Acumulado de chuva no período: pontuais de 50 a 80mm. 

Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) e frente fria nesta sexta-feira. No fim de semana formação de outra frente fria no Sul do Brasil.

Publicação: 26/05/2017 – 08h30min – Acompanhar atualizações.

Gilsânia Cruz e Clóvis Corrêa –  Meteorologistas EPAGRI/CIRAM

 ________________________________________________________________________

 Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos/Inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade! 

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.
 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

FIM DE SEMANA DE TEMPO INSTÁVEL COM CHUVA E TEMPORAIS EM SC!

Sexta-feira (26/05) – AVISO PARA PANCADAS DE CHUVA – RAIOS – TEMPORAIS ISOLADOS – ACOMPANHAR MONTORAMENTO!

Tempo: aumento de nuvens e condições de chuva no decorrer da manhã no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Risco de temporal isolado, especialmente no Oeste (veja AVISO METEOROLÓGICO). Nas demais regiões, variação de nuvens com aberturas de sol e pancadas isoladas de chuva no fim da tarde e noite
Temperatura: em elevação, principalmente na Grande Florianópolis e norte do Estado.

Vento: nordeste a noroeste, passando a sul no fim do dia, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: cavado no Sul do Brasil e aproximação de uma frente fria.

 

Sábado (27/05) – AVISO PARA PANCADAS DE CHUVA – RAIOS – TEMPORAIS ISOLADOS – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETINS!

Tempo: instável com chuva todas as regiões, moderada a forte em alguns momentos. Risco de temporais com rajadas de vento acima de 60 km/h e granizo localizado, especialmente no Oeste e áreas mais próximas ao RS. (veja AVISO METEOROLÓGICO)

Temperatura: amena.

Vento: sudeste a leste, fraco a moderado com rajadas mais intensas no Litoral.

Sistema: frente fria se afastando para o oceano e formação de outro cavado (área alongada de baixa pressão) no Sul do Brasil.

 

Domingo (28/05) – AVISO PARA PANCADAS DE CHUVA – RAIOS – TEMPORAIS ISOLADOS – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETINS!

Tempo: segue instável com chuva moderada a forte em alguns momentos. Risco de temporal isolado, especialmente no Oeste e Sul do Estado. A chuva diminui no fim do dia. (veja AVISO METEOROLÓGICO)

Temperatura: amena.

Vento: sudeste/leste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Segunda-feira (29/05) –  ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: condições de chuva e trovoadas no Oeste, no decorrer do dia. Nas demais regiões, aumento de nebulosidade e pancadas de chuva entre a tarde e noite.

Temperatura: amena no Oeste e em elevação nas demais regiões.

Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Terça-feira (30/05) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: instável com chuva, moderada a forte em alguns momentos. Risco de temporais isolados especialmente no Oeste e Sul do Estado.

Temperatura: amena.

Vento: sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

TENDÊNCIA de 31 de maio a 10 de junho de 2017

No dia 31/05, o tempo continua instável com chuva, devido ao deslocamento de uma frente fria pelo litoral de SC. Nos dias 01 e 02/06, uma massa de ar frio e seco deixa o tempo firme com presença de sol e temperatura baixa, com condições de geada especialmente na serra. No restante do período, a chuva volta a ocorrer com frequência, por influência de cavados (áreas alongadas de baixa pressão) e passagem de frente fria.

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES: 

ALERTA 27/05 08:37 – Alerta de VENDAVAL E GRANIZO para PONTE ALTA DO NORTE. Tempestade proxima. Fique longe de placas, arvores e postes. Ligue 199 ou 193

 

ALERTA SMS – 26/05 16:48 – Alerta de VENDAVAL e ALAGAMENTO para MARAVILHA. Evite contato com a agua, nao dirigir em areas alagadas ou transitar sobre pontes. Ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO 26/05/2017 – 16h11min: Nas próximas 2 horas, pancadas isoladas de chuva e descargas elétricas no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Planalto Sul e Litoral Sul de SC. Risco de temporais isolados. (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO 26/05/2017 – 14h36min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) do Oeste aos Planaltos Norte e Sul de SC. (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO 26/05/2017 – 12h55min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Oeste de SC, principalmente nas áreas próximas ao RS. (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO 26/05/2017 – 10h27min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas no Litoral Sul, principalmente próximo ao RS. (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO 26/05/2017 – 07h50min: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas no Litoral Sul de SC. (Epagri/Ciram)

ALERTA – 26/05 21:06 – Alerta de VENDAVAL E GRANIZO para ARAQUARI. Tempestade próxima. Busque abrigo. Fique longe de placas, árvores e postes. Ligue 199 ou 193

ALERTA – 26/05 20:59 – Alerta de VENDAVAL E GRANIZO para CAÇADOR. Tempestade próxima. Busque abrigo. Fique longe de placas, árvores e postes. Ligue 199 ou 193

AVISO 26/05/2017 – 17h39min: Na próxima hora, risco de temporais na região Oeste de SC. (Epagri/Ciram) 

ATENÇÃO 26/05/2017 – 17h39min: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) em todas as regiões de SC. (Epagri/Ciram)

ALERTA 26/05/2017 – 17h34min: Risco de granizo nas proximidades de Campos Novos na próxima hora. (Epagri/Ciram)