PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (05/05) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (05)

A aproximação e atuação de uma frente fria favorece um dia com muitas nuvens, pancadas de chuva, acompanhadas de trovoadas, do Extremo Oeste ao Litoral Sul. Entre o Planalto Sul, Litoral Sul e localidades da Grd. Florianópolis os acumulados de chuva podem ser mais altos (acima dos 50 mm). Assim, o risco é moderado para transtornos associados a alagamentos, deslizamentos pontuais. Nas demais regiões, variação de nuvens intercalando com períodos de sol e chance de chuva isolada. À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 31°C no Oeste, 27°C no Meio Oeste, Planalto Norte, variam de 22°C a 26°C no Planalto Sul, Vale, Litoral Norte, Grd. Florianópolis e não passam dos 20°C no Litoral Sul. Isto se deve aos ventos de sul/sudeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 50 km/h.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (06)

Deslocamento de uma frente fria pelo estado deixa o dia com muitas nuvens, pancadas de chuva isoladas. Do leste dos Planaltos ao litoral os acumulados podem ser mais altos (acima de 50 mm). Ainda, no litoral, Baixo e Médio Vale as rajadas de vento, de quadrante sul, podem chegar aos 70 km/h. Mar deve ficar agitado em todo litoral, com ondas de sul e altura de 2,0 m a 2,5 m, com picos chegando aos 3,0 m. Risco é moderado para transtornos associados a chuva (alagamentos, deslizamentos pontuais), ao vento (queda de galhos, interrupção do fornecimento de energia) e para o mar agitado. O dia começa com temperaturas mínimas baixas a amenas no Planalto Sul (8°C a 12°C), amenas no restante do estado: 10°C a 13°C na porção oeste, Planalto Norte, 15°C a 19°C nas demais áreas. À tarde, as máximas não sobem muito e chegam aos 23°C no Planalto e Litoral Norte, até 21°C na Grd. Florianópolis, Litoral Sul e não passam dos 16°C nas demais regiões.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (07)

Atuação de uma massa de ar frio deixa o dia com sol e algumas nuvens em boa parte do estado. No Litoral Norte, por conta da umidade do mar, o dia deve ser com maior presença de nuvens e chance de chuva isolada. As rajadas de ventos ficam no quadrante sul, em torno de 60 km/h, no litoral, Baixo/Médio Vale. Ainda, o mar segue agitado em todo litoral catarinense. Assim, o risco é moderado para transtornos associados ao vento (queda de galhos, interrupção do fornecimento de energia) e para o mar agitado. O dia começa com chance de geada isolada e temperaturas mínimas baixas (menores que 10°C) na porção oeste, Planaltos. Há chance de negativas no Planalto Sul. Nas demais áreas ficam baixas a amenas (6°C a 15°C). À tarde, as máximas ficam amenas e não passam dos 22°C no estado.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS 

Sábado (08) e domingo (09) com atuação de uma área de alta pressão que favorece dia com sol e poucas nuvens em boa parte do estado. No domingo (09) as nuvens aumentam e há chance de chuva isolada no litoral, Baixo/Médio Vale no decorrer do dia. As temperaturas mínimas seguem baixas (menor que 10°C) em grande parte do estado e as máximas não passam dos 26°C na porção oeste, 22°C nas demais áreas do estado.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Quarta-feira (05) com ventos de sul/sudeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 50 km/h.

Ondas com direção sul em todo litoral. Altura de 1,5 m a 2,0 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,5 m nas demais áreas litorâneas.