PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (09/05) – 05:00

PREVISÃO PARA DOMINGO (09)

Dia com predomínio de sol a poucas nuvens em grande parte do estado por conta da atuação de uma alta pressão. Da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte, devido a umidade vinda do mar, há aumento de nuvens e chance de chuva fraca, bem isolada a partir da noite. Assim, o risco é baixo para ocorrências meteorológicas. À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 27°C no Oeste, 24°C no litoral, Meio Oeste e até 21°C nas demais áreas do estado. Ventos de nordeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 50 km/h, no Litoral Sul.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (10)

Uma alta pressão segue deixando o dia com sol a poucas nuvens em grande parte do estado. No começo do dia, da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte, há chance de chuva bem isolada por conta da umidade vinda do mar. A partir do final da noite, a aproximação de uma frente fria ocasiona aumento de nuvens da porção oeste ao Litoral Sul. Assim, o risco é baixo para ocorrências meteorológicas. O dia começa com temperaturas baixas a amenas (7°C a 14°C) nos Planaltos, porção oeste e amenas (14°C a 20°C) nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 29°C no Oeste, 27°C no Litoral Sul e variam de 21°C a 25°C nas demais áreas do estado. Ventos de nordeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 50 km/h, no Litoral Sul, Grd. Florianópolis.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (11)

Atuação de uma frente fria favorece o aumento de nuvens com previsão de pancadas de chuvas, que podem vir acompanhadas de temporais isolados. Pontualmente, há chance de acumulados de chuva altos em curto intervalo de tempo. O risco é moderado para ocorrências associadas aos temporais, chuvas (como alagamentos, deslizamentos pontuais, ventos fortes, entre outros). O dia começa com temperaturas amenas no estado: 10°C a 15°C nos Planaltos, porção oeste, Alto Vale e de 14°C a 17°C nas demais áreas. Em localidades do Planalto Sul podem ser mais baixas. À tarde, as máximas chegam aos 24°C no Planalto Norte, Litoral Norte e dos 19°C nas demais regiões. Ventos de sudoeste/sul, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 55 km/h, no litoral, Baixo Vale.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS 

Na quarta-feira (12) o afastamento da frente fria deixa o dia com muitas nuvens e pancadas de chuvas no norte do estado, Vale e Grd. Florianópolis. Mas, no decorrer do dia, com a entrada de uma alta pressão as condições do tempo melhoram gradualmente. Quinta-feira (13), com a atuação da alta pressão o dia deve ser de sol e poucas nuvens. As temperaturas, principalmente, as mínimas voltam a cair e devem ficar abaixo dos 10°C em grande parte do estado.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Domingo (09) com ventos de nordeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 50 km/h, no Litoral Sul.

Ondas com direção sul em todo litoral. Altura de até 1,5 m no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e até 1,0 m nas demais áreas litorâneas.