PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (28/05) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (28)

Instabilidades formadas entre o RS, Argentina e Paraguai no decorrer da madrugada avançam pelo oeste do estado provocando chuvas ao longo da manhã e se espalhando para as demais regiões. À tarde, quando chegam ao Planalto e Litoral Sul, podem causar temporais com risco moderado para ocorrências associadas à chuva forte e intensa, descargas elétricas, eventual queda de granizo e rajadas de ventos. Durante a noite, temporais isolados podem voltar a ocorrer na metade oeste do estado, com risco moderado para ocorrências relacionadas a este fenômeno. Ventos do quadrante norte atuam sobre o estado, com rajadas de intensidade moderada podem ser observadas pontualmente.

PREVISÃO PARA SÁBADO (29)

 A formação de uma frente fria no oceano juntamente com  instabilidades vindas do RS provocam temporais na metade oeste de SC na sexta a noite, que avançam para as demais áreas do estado no decorrer do dia de sábado (29) e trazem risco moderado para ocorrências associadas à chuva forte e intensa em curto intervalo de tempo, raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos.  As mínimas ficam entre 12°C e 16°C e as máximas chegam a 18°C no Planalto Sul, 23°C na metade oeste e a 29°C no Litoral Norte. O vento sopra do quadrante oeste com intensidade moderada, com rajadas em torno de 50 km/h podendo ocorrer pontualmente.

PREVISÃO PARA DOMINGO (30)

A atuação de uma frente fria no oceano juntamente com a presença de um cavado em médios níveis atmosféricos sobre o Paraná causa instabilidades nesta região, que se estendem para áreas do Planalto e Litoral Norte e Vale do Itajaí durante o domingo (30). Pode chover ao longo do dia nestas áreas, porém não são esperados temporais e o risco associado a ocorrências meteorológicas é baixo. O dia amanhece frio em áreas do oeste e Planaltos, com mínimas próximas a 0°C na serra. À tarde, as temperaturas chegam a 21°C no Extremo Oeste e variam entre 12°C e 16°C nas demais regiões. Os ventos são de direção variada e fraca intensidade em todo o estado.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS 

Na segunda (31) e terça-feira (01), o estabelecimento de um sistema de alta pressão e a chegada de uma massa de ar polar mantém o tempo firme e faz com que as temperaturas voltem a cair no estado, principalmente na terça (01) nas regiões dos Planaltos, onde podem ser registrados recordes de frio do ano .

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

Sexta-feira (28) com ventos soprando do quadrante norte, de intensidade fraca a moderada com rajadas ocasionais, de intensidade moderada, associadas aos temporais.

Ondas de direção sul/sudeste com altura de 0,5 m a 1,5m em todo o litoral catarinense.