PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (18/07) – 05:00

 

PREVISÃO PARA DOMINGO (18/07)

O amanhecer deste domingo (18) será de frio intenso em grande parte do estado, principalmente na serra. As mínimas variam de valores negativos a até 5°C entre o Oeste e os Planaltos e de 6°C a 11°C no Litoral e Vale do Itajaí. Ao longo do dia, o sol predomina mas o frio persiste, com as máximas não passando dos 13°C em todo o interior de SC. A circulação de um ciclone no oceano traz condições para ventos persistentes do quadrante oeste, com rajadas de até 70 km/h podendo ocorrer na metade leste do estado. Assim, a sensação de frio é ainda maior nessas áreas e o risco é moderado a alto para ocorrências associadas a ventos intensos.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (19/07)

A manhã de segunda-feira (19) será de frio ainda mais intenso,  com temperaturas mínimas abaixo de 0°C e geadas ocorrendo do Extremo Oeste aos Planaltos.  No Litoral e Vale do Itajaí, as mínimas ficam entre 1°C e 8°C. As condições para ventos persistentes de oeste/sudoeste, com rajadas de até 70 km/h na metade leste de SC se mantêm até final da tarde, com risco moderado para ocorrências associadas. A sensação de frio continua no decorrer do dia. O mar fica agitado a muito agitado entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, onde ondas com picos de até 4 m podem ocorrer. Há chance de ressaca e o risco é alto para ocorrências associadas a agitação marítima.

 

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (20/07)

O estabelecimento de um sistema de alta pressão sobre o estado mantém o tempo firme na terça-feira (20). As temperaturas mínimas continuam baixas, em torno de 0°C do oeste aos Planaltos e entre 3°C a 8°C nas áreas litorâneas. À tarde, as máximas ficam entre 14°C e 18°C em toda Santa Catarina. Os ventos sopram de direções variadas pelo estado, com intensidade fraca. O mar segue agitado a muito agitado entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, com ondas de picos de até 3,5 m e chance de ressaca. Assim, o risco é moderado a alto para ocorrências associadas a agitação marítima e ressaca. 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS 

Entre quarta (21) e quinta-feira (22), um sistema de alta pressão mantém o tempo firme em todo o estado, sem nebulosidade. As manhãs seguem frias (mínimas entre 3°C e 10°C), mas no período da tarde as temperaturas conseguem se elevar consideravelmente, ficando acima de 20°C em boa parte do estado.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR

O domingo (18) será marcado por ventos persistentes do quadrante oeste, com rajadas de até 70 km/h podendo ocorrer na metade leste do estado.

Ondas de direção sudoeste e altura de 1,5 a 2,5 m entre o Litoral Sul e Grd. Florianópolis, com picos de 3 m. Há chance de ressaca e o risco é moderado para ocorrências associadas a agitação marítima nessas áreas. No Litoral Norte, ondas de sul e altura de 1,0 a 1,5m.