PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (28/08) – 05:00

 

PREVISÃO PARA SÁBADO (28/08)

Neste sábado (28), um sistema de alta pressão próximo a costa de Santa Catarina segue transportando umidade do oceano para o continente. Esta condição, junto a presença de instabilidades atmosféricas, deixa o dia nublado em toda metade leste do estado. Para o Litoral Norte e áreas vizinhas, os acumulados podem chegar pontualmente a 70 mm. O risco é moderado para ocorrências relacionadas a chuva volumosa, como alagamentos e deslizamentos. As instabilidades atmosféricas também estão presentes na porção oeste de SC, onde podem ocorrer temporais isolados durante a tarde. Os ventos sopram de leste/nordeste, com intensidade fraca a moderada. Rajadas pontuais de até 55 km/h podem ser registradas pelo estado.

 

PREVISÃO PARA DOMINGO (29/08)

Um sistema de alta pressão atmosférica segue atuando no oceano, transportando umidade continente adentro. Assim, o domingo (29) será de nebulosidade nas regiões litorâneas e Vale do Itajaí, com chance de chuva pela manhã, que vai enfraquecendo ao longo do dia. Nas demais regiões do estado, o céu varia de nublado a poucas nuvens. As temperaturas ao longo da tarde se elevam em relação aos dias anteriores, ficando próximas a 26°C no Extremo Oeste e Oeste, em torno de 23°C no Meio Oeste, 21°C no Litoral Sul, 15°C nos Planaltos e entre 16°C e 19°C nas demais regiões. Os ventos sopram predominantemente do quadrante leste, com intensidade fraca. Não há risco para ocorrências meteorológicas.

 

PREVISÃO PARA SEGUNDA (30/08)

A circulação marítima segue influenciando o tempo entre a Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do Itajaí na segunda-feira (30). Há condições para chuviscos nestas regiões, porém com abertura de sol ao longo do dia. Nas demais regiões do estado, o tempo varia de nublado (Planaltos e Litoral Sul ) a poucas nuvens (metade oeste). As temperaturas ao amanhecer ficam entre 9°C e 12°C por toda SC, exceto na Grande Florianópolis Litorânea e Litoral Norte, onde variam na casa dos 16°C. No período da tarde, as máximas ficam entre 23°C e 28°C na metade oeste e Litoral Sul e entre 16°C e 19° nas demais áreas. Os ventos sopram de direção leste/nordeste pelo estado, com intensidade fraca a moderada. Não há risco para ocorrências meteorológicas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

A tendência é de que a circulação marítima siga influenciando a metade leste do estado, deixando a terça (31) e a quarta-feira (01) com tempo nublado e chuvisco. Na metade oeste, o tempo segue firme.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (28/08)

Sábado com ventos de leste/nordeste, com intensidade fraca a moderada e possibilidade de rajadas de até 55 km/h por todo o estado.

Ondas com direção leste e altura de 1,5 m a 2,0 m em todo litoral catarinense.