PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (21/01) – 05:00

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (21/01)

Na sexta-feira (21), a massa de ar quente a condição de tempo firme na maior parte do dia e com temperaturas elevadas em todas as regiões do estado.  Entre o final da tarde e o início da noite, há chance de pancadas isoladas de chuva com raios. As temperaturas continuam altas, com máximas de 36°C a 40°C no Extremo Oeste e Oeste, 34°C a 38°C no Litoral Sul e entre 30°C e 35°C nas demais regiões do estado. O risco é baixo para ocorrências relacionadas aos temporais e alto a muito alto associado a onda de calor. O vento predomina de nordeste no Litoral, com intensidade fraca e rajadas moderadas no Litoral Sul. Nas demais regiões do estado, vento fraco com direção variável. 

 

 

PREVISÃO PARA SÁBADO (22/01)

Sábado (22) com temperaturas elevadas e predomínio de sol em Santa Catarina.  Entre o final da tarde e a noite, há a chance de pancadas isoladas de chuva com descargas elétricas por conta do calor. As temperaturas permanecem altas, com máximas que pontualmente podem superar os 40°C no oeste e que variam de 32°C a 39°C nas demais regiões do estado. O risco é baixo para ocorrências relacionadas aos temporais e alto a muito alto associado a onda de calor. Vento de nordeste no Litoral com rajadas moderadas. Nas demais regiões do estado, vento fraco com direção variável.

 

PREVISÃO PARA DOMINGO (23/01)

O calor intenso persiste no início da próxima semana no estado. Um bloqueio atmosférico segue impedindo a entrada de outros sistemas e mantém a atuação da massa de ar quente. O risco associado a onda de calor é alto a muito alto em todas as regiões. Na segunda (24) e na terça-feira (25), a instabilidade volta a ganhar força com o aumento de umidade, retornando a maior condição para temporais, sobretudo do centro ao leste do estado. 

TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No domingo (23) e na segunda-feira (24) a instabilidade volta a ganhar força, retornando a maior condição para temporais em todas as regiões de SC, sobretudo do centro ao leste do estado. O calor fica ainda mais intenso, com máximas superando os 40°C no Oeste e Litoral Sul e variando de 32°C a 38°C nas demais regiões do estado.  O risco associado a onda de calor se mantém alto a muito alto em todas as regiões do estado.

 

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (21/01)

Nesta sexta-feira (21), o vento predomina de nordeste no Litoral com rajadas de até 50 km/h no sul. Nas demais regiões do estado, vento fraco com direção variável. 

 

Ondas com direção leste em todo Litoral catarinense. Altura de até 1,5 m no Litoral Sul e 1,0 m nas demais áreas litorâneas.