PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (23/01) – 05:00

PREVISÃO PARA DOMINGO (23/01)

Neste domingo (23), o calor segue sendo destaque em Santa Catarina. As temperaturas máximas variam de 36°C a 41°C na porção oeste e Litoral Sul e entre 32°C e 38°C nas demais áreas. No final da tarde, há possibilidade de temporais isolados, especialmente entre o Extremo Oeste e os Planaltos. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais e alto a muito alto para ocorrências associadas a onda de calor. Os ventos sopram de nordeste no Litoral, com intensidade moderada e rajadas de até 50 km/h no sul do estado. Nas demais regiões, vento fraco com direção variável.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (24/01)

Na segunda-feira (24), o tempo amanhece firme em todas as regiões do estado. As temperaturas máximas continuam elevadas e podem chegar aos 43°C no oeste, variam de 36°C a 40°C no  Litoral Sul e oscilando entre 32°C e 38°C nas demais áreas. No final da tarde, há chance de temporais, especialmente no oeste catarinense, por conta do calor e umidade disponíveis, sendo risco moderado para ocorrências. Devido a onda de calor, o risco é alto a muito alto para ocorrências. Ventos nordeste no Litoral, com intensidade moderada e rajadas de até 45 km/h.  Nas demais regiões, vento com direção variável.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (25/01)

O calor intenso persiste na terça-feira (25), com risco alto a muito alto para transtornos associados. A presença de um bloqueio atmosférico segue impedindo a entrada de outros sistemas no estado. São esperadas temperaturas máximas de  36°C a 42°C na porção oeste e Litoral Sul e entre 32°C e 38°C nas demais áreas. Entre a tarde e a noite, mantém a condição de temporais isolados, com risco baixo a moderado para ocorrências.  Ventos nordeste no Litoral, com intensidade moderada e rajadas de até 45 km/h.  Nas demais regiões, vento com direção variável.

TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Não há mudanças significativas nas condições de tempo na quarta-feira (26). A tendência é que o tempo mude entre quinta (27) e sexta-feira (28) com a aproximação e passagem de uma frente fria. A chuva avança pelo estado de forma organizada e as temperaturas diminuem.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (23/01)

Ventos de nordeste no Litoral neste domingo (23), com rajadas moderadas entre a Grande Florianópolis e Litoral Sul. Nas demais regiões do estado, vento com direção variável. 

Ondas do quadrante leste em todo Litoral catarinense. Altura de até 2,0 m no Litoral Sul e 1,0 m nas demais áreas litorâneas.