PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (27/07) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (27/07)

A quarta-feira (27) começa com chance de geada em pontos isolados da Serra, mas que se dissipam logo pela manhã. No decorrer do dia, persiste o predomínio do tempo estável, com sol a poucas nuvens em SC. À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 28°C no Extremo Oeste, Litoral Sul, 23°C no Planalto Sul e variam de 22°C a 26°C nas demais regiões. Ainda, a umidade deve ficar abaixo dos 40% no período da tarde em cidades do Extremo Oeste, Oeste, o que pode ocasionar riscos à saúde (como dor de cabeça, desidratação, entre outros). Com isso, o risco é baixo para ocorrências relacionadas à baixa umidade. Ventos com direção nordeste/norte, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais (em torno de 50 km/h) em localidades do Litoral Sul.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (28/07)

A quinta-feira (28) será marcada pela presença de sol com poucas nuvens em SC. Mas, a partir do meio/final da tarde a nebulosidade aumenta com previsão de pancadas de chuva acompanhada de raios, eventual queda de granizo, rajadas de ventos do Extremo Oeste ao Litoral Sul por conta da aproximação de uma frente fria. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais isolados. Amanhecer com temperaturas mínimas perto dos 7°C na Serra, de 10°C a 13°C na porção central e de 13°C a 17°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 31°C no Litoral Norte, 30°C no Litoral Sul, 24°C no Planalto Sul e entre 24°C a 28°C nas demais regiões. Ventos de quadrante norte, com intensidade fraca a moderada. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 55 km/h, a partir da tarde, do Extremo Oeste ao Litoral Sul.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (29/07)

Sexta-feira (29) marcada pela rápida passagem de uma frente fria por SC, que ocasiona pancadas de chuva acompanhada de raios, eventual queda de granizo, rajadas de ventos entre a madrugada e início da tarde. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais isolados. A partir da tarde, com a entrada de uma massa de ar frio, as condições do tempo melhoram no estado. Amanhecer com temperaturas de 6°C a 10°C no Grd. Oeste, Planalto Sul, 15°C a 17°C no Baixo/Médio Vale, Litoral Norte, 10°C a 15°C nas demais regiões. À tarde, chegam aos 21°C no Litoral Norte, Baixo Vale, não passam dos 19°C no Planalto Norte, Médio/Alto Vale, Grd. Fpolis., Litoral Sul, 15°C no Grd. Oeste, 11°C na Serra. A partir da noite as temperaturas caem, com um risco moderado para ocorrências relacionadas ao declínio das temperaturas em SC. Ventos de quadrante sul, com moderada intensidade. Rajadas de ventos, em torno de 60 km/h em áreas do Planaltos ao litoral, com um risco moderado para ocorrências relacionadas aos ventos.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No sábado (30) e domingo (31) predomina a atuação de uma massa de ar frio sobre SC, o que deixa o final de semana com predomínio de sol a poucas nuvens, temperaturas baixas, principalmente, na madrugada. As mínimas podem ser negativas na Serra, Meio Oeste, variar de 1°C a 6°C no Grd. Oeste, Planalto Norte, Alto Vale e não passar dos 14°C nas demais áreas. As máximas não passam dos 18°C na Serra e dos 22°C no restante do estado.

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (27/07)
 

Quarta-feira (27) com ventos de direção nordeste/norte, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais (em torno de 50 km/h) em localidades do Litoral Sul.

Ondas com direção sudeste a nordeste e altura de 1,5 m no Litoral Sul. Nas demais áreas litorâneas, ondas com direção sudeste a leste e altura de 1,0 m a 1,5 m.