PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (18/12) – 05:00

PREVISÃO PARA DOMINGO (18)

No domingo (18) a atuação, deslocamento de sistemas de baixa pressão combinados ao fluxo de calor e umidade vindo da região amazônica e a circulação marítima deixa o dia com muitas nuvens (com alguns momentos em que o sol aparece) e ocasionam pancadas de chuva e temporais isolados a qualquer momento em todas as regiões de SC. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas à chuva intensa em curto intervalo de tempo e aos temporais. À tarde, as temperaturas máximas chegam perto de 29°C no Extremo Oeste, de 22 a 26°C no Oeste, Litoral Norte e variam de 17 a 23°C em boa parte de SC. Ventos com direção de leste no centro-leste do estado e de nordeste no Grande Oeste de SC, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais (de 40 a 50 km/h).

 

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (19)

Na segunda-feira (19) a circulação marítima é intensificada pela presença de sistemas de baixa pressão em vários níveis da atmosfera, deixando o dia com muitas nuvens a nublado, chuva persistente (por vezes de forma intensa em curto intervalo de tempo) e acompanhada de raios no litoral e áreas próximas. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas à chuva persistente e intensa como alagamentos, deslizamentos e enxurradas. Já no Grande Oeste, há previsão de pancadas de chuva com temporais isolados a partir da tarde, com um risco baixo a moderado para ocorrências associadas. Amanhecer com temperaturas perto de 10°C na Serra, de 16 a 21°C no litoral e áreas próximas e de 12 a 16°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam de 24 a 29°C no Extremo Oeste, Oeste e de 18 a 24°C nas demais regiões. Ventos com direção leste a nordeste, de fraca a moderada intensidade e com rajadas ocasionais (de 40 a 60 km/h).

 

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (20)

Na terça-feira (20) a circulação marítima segue sendo reforçada por sistemas de baixa pressão em vários níveis da atmosfera, o que favorece chuva persistente (por vezes intensa em curto intervalo de tempo) e acompanhada de raios no litoral, Vale do Itajaí e áreas próximas. O risco é moderado a alto para para ocorrências relacionadas à chuva persistente e intensa como alagamentos, deslizamentos e enxurradas. No Grande Oeste, a combinação de calor e umidade favorece pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais isolados a partir da tarde, com risco baixo a localmente moderado para ocorrências associadas. Amanhecer com temperaturas de 12 a 16°C no Grande Oeste, Planaltos e de 16 a 21°C nas demais áreas. À tarde, as máximas variam de 26 a 31°C no Grande Oeste e não passam dos 25°C nas demais regiões. Ventos de leste a nordeste, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quarta-feira (21) a circulação marítima mantém a condição de chuva persistente no litoral, Vale do Itajaí e áreas próximas. Mas, a partir da noite, deve perder intensidade. Nas demais regiões, dia com sol a algumas nuvens. Na quinta-feira (22) a circulação marítima perde força, mas ainda favorece a variação de nuvens e chance de chuva isolada no litoral e áreas próximas. No restante de SC, dia com sol a algumas nuvens.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (18/12)

 

Domingo (18) com ventos com direção de leste no centro-leste do estado e de nordeste no Grande Oeste de SC, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais (de 40 a 50 km/h).

Ondas com direção sudeste em todo litoral catarinense. Altura de 1,5 a 2,0 m (com picos podendo chegar aos 2,5 m) no Litoral Sul, Grd. Florianópolis e de 1,0 a 1,5 m nas demais áreas litorâneas.